Chucrute: O que é, como consumir e benefícios
O chucrute é original da China, mas tornou-se especialmente popular na Alemanha. Seu grande valor nutricional é extremamente benéfico para a saúde. Seu nome original, no alemão, é Sauerkraut, que significa erva (kraut) brava (sauer). Feito com o repolho, ele é uma ótima fonte de fibras e pode beneficiar principalmente o funcionamento e saúde intestinal. É um alimento fermentado, considerado um probiótico. Além disso, é rico em diversas vitaminas importantes.
Benefícios do chucrute
É probiótico
Por ser probiótico, ou seja, ser um alimento fermentado, o chucrute auxilia na digestão, previne a constipação (prisão de ventre) e beneficia a saúde da flora e microbiota intestinal. Os probióticos são micro-organismos vivos que melhoram a saúde geral do corpo. As bactérias benéficas vivem no intestino e melhoram a flora, facilitam a absorção de nutrientes, ajudam a digestão e melhoram o sistema imunológico. Existem duas formas principais de consumo, através de alimentos com probióticos naturais, como o iogurte ou o kefir, por exemplo, e a outra é através do uso de suplementos.
Leia mais: Suco de repolho: Benefícios e motivos para consumir
Fortalece a imunidade
O fato de ser fermetado também beneficia a imunidade. Sendo assim, o sistema imunológico é mais protegido com o consumo do chucrute. Basicamente, o bom funcionamento intestinal reflete positivamente sobre toda a saúde, em especial sobre a imunidade.
Leia também: Supercrescimento de bactérias: O que é, sintomas e tratamento
Pode ajudar no emagrecimento
O melhor funcionamento do sistema digestivo também pode contribuir com o emagrecimento. Ou seja, a melhora da digestão pode ajudar na perda de peso.
Leia mais: Hábitos que atrapalham a saúde do intestino
Como incluir o chucrute na dieta
O chucrute pode ser feito em casa de forma fácil e rápida (leva cerca de 5 a 10 minutos) e pode ser incluído na alimentação com a mesma facilidade: junto a saladas, com legumes, acompanhando carnes, em sanduíches e mais. Na hora de prepará-lo, não esqueça de adicionar alho, essencial para seu sabor.
Esse é um alimento que deve ser mantido em um frasco fechado.
Leia também: Fermento de arroz vermelho: Benefícios e como consumir