Mulher perde 35kg ao colocar chip no cérebro

Alimentação Bem-estar Saúde
02 de Dezembro, 2022
Mulher perde 35kg ao colocar chip no cérebro

A americana Robyn Baldwin, de 58 anos, participou de um estudo piloto que implantou um chip de estimulação cerebral profunda para controlar o seu desejo compulsivo por comida e, assim, emagrecer. Desde 2020, quando passou pelo procedimento, ela perdeu 35 quilos e disse que continua emagrecendo.

“Nunca serei uma daquelas pessoas que dizem ‘eu amo couve’ porque isso não vai acontecer, mas definitivamente mudou a maneira como lido com a comida agora”, pontuou. O experimento é da Escola de Medicina Perelman, da Universidade da Pensilvânia (EUA), e foi publicado em agosto deste ano na revista Nature.

Chip para emagrecer

Robyn, que chegou a pesar 150 quilos em 2003, já havia passado por uma gastroplastia com derivação intestinal, um tipo de cirurgia bariátrica que reduz o tamanho do estômago.

Então, ela conseguiu eliminar cerca de 59 quilos e se manteve abaixo dos 100 quilos durante sete anos. Contudo, recuperou o peso depois de seu marido receber o diagnóstico de tumor cerebral.

“Eu comia o dia todo, mas nunca percebi que era uma comedora compulsiva. Adoro sorvete a ponto de comê-lo até ficar doente. Se fizermos uma grande tigela de espaguete, posso apenas sentar e comê-lo na panela”, disse ao portal de notícias Today.com.

De acordo com Casey Halpern, chefe de neurocirurgia estereotáxica e funcional da Escola de Medicina Perelman e principal autor do artigo, cirurgias para a perda de peso, como a feita por Robyn, não interferem no desejo que os pacientes têm em comer ou na compulsão alimentar. Ou seja, embora tenham o estômago reduzido, muitos ainda sofrem com o impulso.

Por isso, o especialista e sua equipe decidiram investigar quais efeitos um dispositivo de estimulação cerebral profunda causaria nessas pessoas. O mesmo implante já foi utilizado em indivíduos com Parkinson e convulsões geradas pela epilepsia.

Leia também: Shake para emagrecer realmente funciona?

Como foi feita a intervenção

Os pesquisadores fizeram uma abertura no crânio de Robyn e de outra voluntária, inserindo pequenos fios em uma área responsável pelas recompensas do cérebro. Então, conectaram as estruturas a um chip, que foi implantado abaixo do couro cabeludo.

O tal chip responderia a sinais de desejo do cérebro, enviando estímulos para interrompê-los. Desde que passou pelo procedimento, a paciente contou que não pensa mais em comida o tempo todo.

Apesar de o resultado parecer promissor, vale lembrar que tudo não passou de um teste feito com uma amostra extremamente pequena de participantes. Ou seja, não é possível concluir que o chip para emagrecer é eficaz ou que funciona em todo mundo.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro