ChatGPT: os perigos de usar a Inteligência Artificial como psicólogo

Bem-estar Equilíbrio
05 de Maio, 2023
ChatGPT: os perigos de usar a Inteligência Artificial como psicólogo

O ChatGPT é uma ferramenta que gera textos por meio de Inteligência Artificial de forma simples e rápida, que está se popularizando na internet cada dia mais. 

Uma das principais funcionalidades do ChatGPT é a possibilidade de o usuário conversar com o software. Por isso, muitas pessoas utilizam a plataforma para encontrar respostas para suas perguntas ou para obter ajuda em tarefas cotidianas. No entanto, os jovens estão utilizando a ferramenta como uma forma de buscar ajuda emocional e psicológica, substituindo os profissionais de saúde mental – o que, para especialistas, não é uma boa ideia.

“A depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros transtornos, são desequilíbrios de neurotransmissores do cérebro que fazem com que ele perca ou tenha dificuldade em desempenhar determinadas habilidades corretamente. Por isso, além da abordagem medicamentosa, é importante ter o acompanhamento de um profissional da psicologia, papel que não pode ser desempenhado por uma aplicação de computador”, ressalta o Pós PhD em neurociências e Mestre em psicologia, Dr. Fabiano de Abreu Agrela.

Falta de relações sociais

De acordo com a psicóloga cognitivo comportamental, Rejane Sbrissa, os jovens estarem utilizando essa ferramenta como psicólogo mostra a dificuldade nas relações sociais. “Principalmente em ter conversas mais íntimas, sobre sentimentos e sensações com pessoas reais. Isso se dá pelo medo de julgamentos e a falta de diálogo entre as famílias que, muitas vezes por falta de tempo, não conversam com os filhos sobre emoções e etc”, explica.

Leia também: Como a internet afeta a saúde mental de crianças e adolescentes

Embora seja compreensível que os jovens se sintam confortáveis em conversar com um assistente virtual sobre seus problemas, é importante entender que o ChatGPT não foi projetado para lidar com questões emocionais. 

A ferramenta utiliza bancos de dados limitados para gerar as respostas. Segundo Dr. Fabiano, essa Inteligência Artificial não possui conhecimentos sobre técnicas, abordagens e métodos utilizados para os tratamentos. “Quando isso se transforma no primeiro recurso de apoio para um adolescente, gera conselhos altamente enviesados e deturpados. Também pode contribuir para piorar ainda mais a situação”, diz o profissional.

Para Rejane, outra preocupação é que o ChatGPT pode causar dependência tecnológica, ou seja, a pessoa se torna incapaz de resolver os seus problemas sozinha. “Usar a IA como conselheira psicológica pode causar danos reais na saúde mental. O ChatGPT não tem um mecanismo de checagem de fatos e pode dar informações falsas. Além disso, têm uma série de limitações e não substituir o componente humano em tudo”, explica.

“Apesar de este chatbot ser capaz de dar respostas mais humanizadas, a ferramenta depende do ser humano para ser abastecida com informações. Portanto, é fundamental ter cautela ao utilizá-lo. Na psicoterapia a intenção é fazer com que as pessoas possam lidar bem com seus sentimentos sozinhas”, finaliza a psicóloga.

Fontes:  Dr. Fabiano de Abreu Agrela, Pós PhD em neurociências e Mestre em psicologia e Rejane Sbrissa, psicóloga cognitivo comportamental.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

mulher fazendo o exercício prancha na sala de casa, que serve para fortalecer o core
Bem-estar Movimento

Por que você deveria fortalecer o core (e melhores exercícios!)

Fortalecer o core vai muito além da estética – pode prevenir dores, lesões e melhorar a postura. Veja os melhores exercícios!