Chá de taiuiá (tayuya): Conheça os benefícios
O chá de taiuiá – ou tayuya – é feito a partir de uma planta nativa do território brasileiro, mas é utilizada em toda a América do Sul. A bebida é conhecida por ser anti-inflamatória e por ajudar a combater dores no corpo. Mais amargo que o chá verde, tem ações digestiva e depurativa.
Benefícios do chá de taiuiá
Ossos e musculatura sem dor
O chá de taiuiá pode beneficiar pacientes de reumatismo – nome genérico dado a doenças ósseas e musculares. Em resumo, a bebida age naturalmente como um analgésico.
Pele saudável
Anti-inflamatório, também beneficia a pele de mais de uma maneira: além de prevenir o envelhecimento precoce (causado pelo estresse oxidativo decorrente da presença de radicais livres), previne que manchas prejudiquem a aparência da pele, assim como inibe o aparecimento de acne.
Leia também: Está com acne na vida adulta? Sua dieta pode ser culpada
Imunidade fortalecida
Repleto de antioxidantes, o chá de taiuiá também pode promover o fortalecimento da imunidade. Ou seja, seu consumo fortalece a ação protetora do sistema imunológico, o que torna o corpo menos suscetível a doenças e infecções.
Ação desintoxicante
Os ácidos orgânicos presentes na planta estimulam a produção da bílis, auxiliam o fígado na eliminação de toxinas do corpo. Portanto, é desintoxicante, o que deixa o organismo menos propenso a acumular gordurinhas.
Leia também: Chá de pariri: Benefícios da bebida e como consumir
Outros usos do taiuiá e cuidados no consumo
As raízes da taiuiá também são usadas na fitoterapia. Entretanto, seu caule não deve ser consumido, uma vez que esse é tóxico. Porém, suas folhas são a porção mais utilizada da planta, em especial no preparo do chá.
Para preparar a bebida em casa, use 1 colher de sobremesa da raiz seca (à venda em casas de produtos naturais) para fazer 1 copo (200 ml), guarde na geladeira no máximo por dois dias e tome aos poucos – cerca de 50 ml antes das principais refeições.