Chá de quixaba: O que é, benefícios e como preparar
O chá de quixaba (planta também chamada de quixaba-preta e rompe-gibão) é uma bebida de ação tônica, anti-inflamatória, hipoglicemiante, cicatrizante. Assim, ela se tornou popular por auxiliar no tratamento para inflamações no útero, corrimentos e cistos no ovário.
A quixabeira é uma planta nativa do território brasileiro e sua árvore pode chegar a ter até 15 metros de altura. Porém, a casca é a parte da árvore que fornece os fins medicinais.
Benefícios do chá de quixaba
Protege a saúde uterina
O chá age em benefício da saúde do útero. Basicamente, ele pode ser uma tratamento alternativo para auxiliar a curar inflamações uterinas. Não só, a bebida também pode ajudar no que diz respeito aos corrimentos vaginais. Assim como o barbatimão, outro planta medicinal brasileira – e cistos no ovário.
Leia também: Assa-peixe: Conheça a planta medicinal brasileira
Alivia dores
Ainda, a bebida pode ter efeito analgésico e ajudar no alívio de dores, principalmente dores nas costas.
Controle da glicemia
Naturalmente hipoglicemiante, a bebida preparada a partir da casca da quixaba pode auxiliar no controle da glicemia. Ou seja, do nível de açúcar presente na corrente sanguínea. Por isso, o chá é indicado para pacientes de diabetes.
Leia mais: Como magnésio pode ajudar a controlar o açúcar no sangue
Beneficia a saúde dos rins
Além disso, o chá é naturalmente diurético. O que beneficia a saúde renal, inclusive prevenindo o surgimento de problemas como os cálculos renais – popularmente chamados de “pedras nos rins”.
Como preparar o chá de quixaba
Prepare a bebida a partir da casca da quixabeira, não suas folhas. Por isso, para o preparo serão necessárias cerca de 2 colheres de sopa de casca para cada litro de água.
Assim, ferva a água por cerca de 10 minutos. Em seguida, sirva o chá morno. A quantidade indicada é de duas a três xícaras de chá ao dia no máximo.
Possíveis efeitos colaterais do consumo exagerado do chá de quixaba
- Queda de pressão causada pela hipoglicemia