Chá de poejo: Benefícios que você precisa conhecer

Alimentação Bem-estar
16 de Março, 2020
Chá de poejo: Benefícios que você precisa conhecer

O chá de poejo é conhecido por auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, bem como contra a constipação. Isso deve-se às ricas propriedades medicinais da erva, também chamada de “hortelãzinho”.

As principais propriedades do poejo são antigases (carminativas) e relaxantes. Também, é excelente para a digestão, facilitando o trânsito intestinal, além de ser usado para o tratamento de problemas respiratórios.

Benefícios do poejo

Facilita a digestão

O chá de poejo é notável não apenas por ajudar a combater a gripe, mas também a constipação. Dessa forma, ele facilita o processo digestivo, o trânsito intestinal, evita a prisão de ventre e previne aquela incômoda sensação de inchaço. 

Leia também: 5 temperos comuns que ajudam na digestão

Melhora a respiração

Graças à ação expectorante, auxilia no tratamento de problemas respiratórios, como a tosse e a secreção. Assim, ajuda a “limpar” o trato respiratório e, como consequência, melhora a respiração. 

Efeito calmante

Quem não ama um xícara de chá para ajudar a relaxar? O chá de poejo, nesse sentido, possui poderosa ação calmante e, por isso, ajudar a combater o estresse e sintomas associados à ansiedade e depressão. Uma boa ideia é consumir a bebida antes de dormir, já que os nutrientes da erva estão ligados a um efeito tranquilo natural que ajuda a desacelerar no final de um dia agitado. Não há um horário-regra para tomar o do chá, embora provavelmente seja melhor consumi-lo uma hora antes de ir para a cama.

Leia também: Ativos da natureza que valem por um calmante

Como consumir o chá de poejo

O chá pode ser feito facilmente a partir das folhas secas da planta, com água fervente. Suas folhas podem ser compradas em mercados e lojas de produtos naturais.

Cuidados no consumo do chá de poejo

  • Não deve ser consumido por mulheres grávidas devido ao risco de aborto;
  • Em excesso, pode ocasionar parada respiratória.

Leia também: Chá de alecrim: Benefícios para a saúde

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond