Chá de pariparoba: A poderosa planta medicinal brasileira

7 de fevereiro, 2020

A pariparoba é uma planta brasileira de forte potencial medicinal que tem sido estudada desde a década de 1990 e, por isso, o chá de pariparoba é conhecido por suas propriedades excelentes. É originária da Mata Atlântica, portanto, mais encontrada na região Sudeste do país.

Suas propriedades poderosas são objeto de estudo de cientistas da Universidade de São Paulo (USP) desde 1996, quando foi comprovado seu poder antioxidante. Ou seja, desde então, demais análises foram feitas e a pariparoba vem se mostrando cada vez mais benéfica para a saúde.

Sua propriedade que mais chama a atenção é a 4-nerolidilcatecol (4-NC), responsável pelo forte poder antioxidante da planta. Não só, suas folhas, que originam o chá, são também ricas em vitamina E. 

Chá de pariparoba: benefícios

Fortalece a imunidade

As folhas da pariparoba, que originam o chá, não são apenas antioxidantes, são também anti-bacterianas. Sendo assim, em um estudo promovido por cientistas da Universidade Médica de Hyogo, no Japão, comprovou-se que o chá de pariparoba é potente no combate de bactérias, portanto, fortalece a imunidade e protege o organismo contra doenças.

Previne a retenção de líquido

Graças à ação diurética, o chá de pariparoba é excelente combatente da retenção de líquido. Portanto, previne o aparecimento de celulites no corpo e entre outros efeitos colaterais da retenção hídrica.

Inibe o câncer

A molécula 4-nerolidilcatecol (4-NC) demostrou-se, em pesquisas, capaz de induzir a morte celular, assim, inibe o aparecimento de tumores cancerígenos. Além disso, em outro estudo, também desenvolvido por cientistas da USP, comprovou-se que o extrato da planta também pode ser utilizado no tratamento de úlceras gástricas.

Leia mais: Emagrecer depois dos 50 anos pode diminuir risco de câncer de mama

Proteção solar

Não só, a erva também ajuda a proteger a pele do sol, mais especificamente da ação dos raios ultravioleta (UV).

Leia também: Nutrição e bronzeado: Alimentos que ajudam a pele no verão

Como consumir e como preparar o chá de pariparoba

As folhas da planta medicinal originam o poderoso chá de pariparoba. Feito das folhas secas, o chá é potente e capaz de beneficiar a saúde das diversas maneiras citadas. As folhas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais. Da mesma forma, as propriedades da pariparoba também podem ser encontradas em cápsulas.

Leia também: 5 motivos para tomar chá todos os dias

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo