Chá de morango: benefícios e como preparar a bebida
Entre todos os chás disponíveis (e os mais famosos!), com certeza o chá de morango passa despercebido. Mas, não deveria, claro, porque ele traz uma série de benefícios à saúde, além de ser uma forma nova e diferente de degustar a fruta.
Morango e seus benefícios à saúde
No geral, o consumo de frutas e hortaliças está associado à prevenção de doenças crônicas e não transmissíveis, como o diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
“Frutas arroxeadas e vermelhas, como o morango, possuem diversos fitoquímicos que podem trazer diversos benefícios à saúde quando consumidos regularmente”, explica Giovanna Oliveira, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca. “Assim, o morango tem grande capacidade antioxidante devido à presença de diversos compostos como o ácido elágico, antocianinas, flavonóis, entre outros.”
Fora isso, o morango é uma das fontes mais ricas de vitamina C (o chamado ácido ascórbico), possuindo, em média, 82 mg do composto por 100 g de peso. Essa vitamina é essencial porque aumenta a absorção de ferro pelo organismo, sendo um grande aliado no tratamento da anemia ferropriva, por exemplo.
Além disso, a fruta ainda tem a capacidade de reduzir a suscetibilidade a infecções, possui efeito diurético e atua como um anti-inflamatório em casos de reumatismo e gota.
Comer a fruta x beber o chá
Ok, mas será que temos todos esses benefícios consumindo a fruta de outras formas que não a tradicional, isto é, comendo o fruto in natura? De fato, tomar o chá tem uma diferença importante: o calor faz com que o morango perca parte de suas vitaminas e compostos. Por isso, o ideal é sempre consumir a bebida logo após o preparo para evitar essa perda e obter todos os benefícios que ela oferece.
De acordo com a nutricionista, os chás devem ser consumidos em, no máximo, 24h, sendo que o ideal é em até 1h após o preparo. Ou seja, mesmo que a ideia seja preparar o chá de morango para consumir gelado, nada de deixar a jarra a semana inteira na geladeira! Portanto, faça o suficiente para, no máximo, um dia, e evite armazená-lo por mais tempo do que isso.
A boa notícia é que, assim como a fruta, o chá de morango tem pouquíssimas calorias (33 kcal em 100g do fruto). Ou seja, é uma ótima opção para dietas de baixas calorias ou para manter-se hidratado no verão.
Leia também: Chá de pata-de-vaca: O que é, para que serve e como consumir
Como fazer chá de morango
Quer uma receita deliciosa para experimentar e degustar o chá de morango? Então, anote as duas ideias ensinadas por Giovanna.
Chá gelado de morango
Ingredientes
- 500 ml de água
- 5 morangos
- 1 colher de chá de suco de limão-siciliano
- 1 colher de sopa de mel
- Gelo a gosto
Modo de preparo
Coloque a água para ferver, triture os morangos, adicione o suco de limão, o mel e os morangos triturados na água fervente; misture e transfira para um copo, acrescente o gelo e saboreie.
Chá de morango com gengibre
Ingredientes
- 2 xícaras de água
- 1/2 xícara de morangos
- 3 rodelas de gengibre
- Mel a gosto
Modo de preparo
Coloque a água, os morangos e o gengibre em uma panela ou leiteira, leve ao fogo e espere ferver, quando levantar fervura, desligue e coe o chá. Se desejar, adoce com mel.