Chá de inhame: Conheça os benefícios da bebida

Alimentação Bem-estar
13 de Agosto, 2020
Chá de inhame: Conheça os benefícios da bebida

Feito a partir do tubérculo, o chá de inhame é conhecido na medicina popular por ser considerado um grande aliado da saúde feminina, especialmente no que diz respeito à fertilidade. Por isso, ele é ingerido como um remédio caseiro em diversas regiões do Brasil por mulheres que desejam engravidar.

São diversos os nutrientes do inhame, além do baixo índice glicêmico, quase uma ajudinha extra para quem quer emagrecer. Também é fonte de carboidrato importante, mas não eleva as taxas de glicemia por conter uma quantidade alta de fibras. Mas, e seu chá?

Como o chá de inhame pode beneficiar a saúde

Fortalece a imunidade

Nutritivo e rico em vitamina C, esse chá pode ajudar a fortalecer a ação protetora do sistema imunológico. Quando a imunidade encontra-se enfraquecida, o corpo está mais “exposto” e você poderá adoecer com mais facilidade.

Aumenta a fertilidade feminina

Mulheres que desejam engravidar podem se tornar adeptas do chá de inhame e inclui-lo na rotina. Afinal, ele é conhecido na medicina popular por agir a favor da fertilidade. Porém, vale ressaltar que as propriedades do chá de inhame na questão da fertilidade não são necessariamente validadas cientificamente.

Leia também: Alimentos ricos em estrogênio e seus benefícios

Combate a constipação

Hidratante, ajuda a evitar o inchaço decorrente da retenção de líquido. Além disso, o inhame é fonte de fibras. Por isso, atua para combater a constipação, ou seja, a prisão de ventre.

Coração saudável

É também devido às fibras que a bebida beneficia a saúde cardiovascular. Assim, ela age no controle do colesterol e da pressão arterial.

Como fazer o chá de inhame em casa

  • Casca de 1 inhame inteiro
  • Cerca de 250 ml de água fervente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra