Chá de hibisco com limão emagrece? Saiba mais

Alimentação Bem-estar
13 de Maio, 2021
Chá de hibisco com limão emagrece? Saiba mais

Quem é fã de chá de hibisco precisa conhecer a nova tendência que se concentra nos potenciais benefícios à saúde de tomar chá de hibisco com limão. Os adeptos dessa bebida afirmam que a combinação é poderosa, que ajuda a emagrecer e, especialmente, é uma aliada para derreter a gordura da barriga. 

Separadamente, os dois ingredientes têm vários efeitos comprovados para a saúde, Então, será que bebê-los juntos oferece benefícios adicionais? Aqui, desvendamos se essa combinação é realmente o elixir mágico que as pessoas tanto buscam para perder peso e emagrecer barriga. 

Chá de hibisco com limão: Vale a pena tomar?

Quando o assunto é bebidas que emagrecem, o chá de hibisco sempre aparece. A bebida é uma grande aliada para quem está de dieta porque contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase. Essa é uma enzima que transforma o amido em açúcar. Após as refeições, vai ajudar a reduzir a absorção de carboidratos. Além disso, o hibisco possui ação diurética: por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos.

Já o limão deixa nosso suco gástrico mais ácido, o que melhora a digestão da proteína e reduz processos inflamatórios, a produção de gordura hepática e insulina. Além disso, é considerado antioxidante e auxilia na prevenção de resfriados e gripe.  Ele também é ótimo para quem tem muita vontade de comer doce. Por ser azedo, estimula as papilas gustativas para esse sabor e diminui o desejo por açúcar

Dessa maneira, não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, não existe comprovação de que o chá de hibisco com limão seja eficaz para emagrecer. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente. 

Por fim, nenhum alimento tem o poder de fazer o corpo emagrecer de maneira isolada. Ou seja, para perder peso de fato é preciso que exista déficit calórico, que é nada menos do que consumir menos calorias do que se gasta. 

Leia também: 5 motivos para tomar chá todos os dias

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela