Chá de hibisco com gengibre: benefícios e como preparar

Alimentação Bem-estar
07 de Junho, 2021
Chá de hibisco com gengibre: benefícios e como preparar

As bebidas quentes são ótimas para os dias frios. Mas aquecer o corpo não é a única vantagem delas: algumas, como o chá de hibisco com gengibre, podem ajudar a manter a saúde, eliminar gorduras e até emagrecer. Saiba mais:

Leia também: Alivia enjoo, reduz cólicas e é antioxidante: benefícios do chá de gengibre

Chá de hibisco com gengibre: benefícios

Os dois ingredientes concentram inúmeros nutrientes benéficos para o corpo. Juntos, eles formam um chá que, além de delicioso, é baixo em calorias (se consumido sem açúcar) e termogênico. Ou seja, contribui para acelerar o metabolismo e a queima da gordura corporal. Mas não para por aí:

Gengibre

O gengibre é uma raiz de sabor forte muito utilizada na culinária oriental — mas registros também indicam que o alimento era um queridinho das medicinas chinesa e indiana. Isso porque, além de suas propriedades termogênicas, ele é conhecido por reforçar a imunidade.

Leia também: Gengibre: Benefícios e como consumir a popular raiz

Bactericida, fungicida e anti-inflamatório, o gengibre ajuda o organismo a combater a proliferação de bactérias e fungos nocivos no estômago, intestino e outros órgãos. Muita gente também lança mão dele ao contrair gripes ou resfriados, uma vez que ele previne inflamações.

Hibisco

O hibisco, por outro lado, é uma flor, também conhecida como azedinha e caruru-azedo. Suas folhas (que geralmente vão muito bem em saladas) são ricas em vitamina A, B1, sais minerais e aminoácidos.

Com o cálice vermelho da planta é feito o chá. Ele concentra os ácidos cítrico (conservante natural), hibístico, málico (amplamente usado na indústria alimentícia) e tartárico (com propriedades antioxidantes).

Leia também: Chá de hibisco: como preparar e consumir

Os flavonoides presentes no hibisco possuem efeitos cardioprotetor e vasodilatador, além de contribuírem para evitar o acúmulo de gorduras. Por ser diurética, a flor aumenta a urina e ajuda a combater a retenção de líquidos.

Contraindicações

Como qualquer bebida termogênica, seu consumo deve ser acompanhado por um especialista. Principalmente para grávidas e pessoas com hipertensão.

Como tomar chá de hibisco com gengibre

O chá de hibisco com gengibre não é nada complicado de preparar: basta meio litro de água, duas colheres de sopa da flor e mais uma colher de sobremesa da raiz. Coloque a água no fogo e, quando começar a levantar fervura, retire-a e acrescente os outros ingredientes. Em seguida, tampe, aguarde 10 a 15 minutos e beba. A receita gelada também fica uma delícia.

Que tal incluir os benefícios do chá de gengibre no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Bom Humor, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora dos estados de irritação e estresse. Sua composição contém camomila, canela, melissa, erva-doce, gengibre, capim cidreira e rosa silvestre. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

pessoa calçando sapatos
Bem-estar Movimento

Afinal, qual é a do tênis de placa? Corredores iniciantes podem usar?

Os tênis de placa representaram uma verdadeira revolução na corrida de rua – há até quem os considere “doping tecnológico”. Como funcionam e para quem são

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

homem fazendo treino de bíceps
Bem-estar Movimento

Treino de bíceps: exercícios, benefícios e como fazer em casa

Exercícios isolados, multiarticulares e com suporte devem integrar o treino