Chá de folha de louro: para que serve, benefícios e como preparar

Alimentação Bem-estar
31 de Outubro, 2023
Fernanda Munhoz Pagotto
Revisado por
Nutricionista e Profissional de Educação Física • CRN 51666 | CREF 145110-G/SP
Chá de folha de louro: para que serve, benefícios e como preparar

As folhas de louro são símbolo de vitória. Na mitologia grega, a planta era utilizada para simbolizar conquistas diante de dificuldades. Não à toa, o símbolo está presente nas medalhas dos jogos olímpicos. No universo dos chás, a planta também faz sucesso devido às suas supostas propriedades medicinais — que ainda carecem de evidências científicas mais robustas. Mas se você ainda tem dúvidas sobre como acrescentar o chá de folhas de louro à sua rotina, aqui a gente te conta tudo que você precisa saber sobre a bebida! Veja a seguir. 

Veja também: Folha de louro com cravo emagrece? Especialista explica

Para que serve o chá de folha de louro

Chá de folha de louro

Sob o nome científico Laurus nobilis, o louro é nativo da região do Mediterrâneo. A planta pode ser cultivada em casa em pequenos arbustos, ou em solo, onde se desenvolve e cresce, formando uma grande copa. 

Tradicionalmente, o louro é acrescentado à cozinha através das folhas desidratadas ou frescas. Além dos sabores, os defensores das folhas afirmam que elas contêm propriedades medicinais e também são ricas óleos essenciais. Esses óleos podem ter várias propriedades, incluindo antioxidantes e anti-inflamatórias.

É bom lembrar, no entanto, que a real eficácia do louro para os fins descritos a seguir ainda não é um consenso dentro da ciência. Mas quem tem o costume de tomar o chá de folha de louro afirma que ele:

Benefícios do chá de folha de louro

Facilita a digestão de gordura e reduz gases

Se a comida não caiu bem, o louro pode contribuir com a digestão e amenizar o mal-estar. A planta contém tanino, polifenóis que protegem o aparelho digestivo, e por isso, é conhecida popularmente por facilitar a digestão de gordura. 

Portanto, ajuda a remover o excesso de gordura também do sangue. Em uma análise publicada no periódico Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, dos Estados Unidos, os participantes que ingeriram de 1 a 3 gramas de louro diariamente durante um mês apresentaram queda nas taxas de colesterol ruim e triglicérides. Por fim, beber uma xícara de chá de louro pode reduzir os gases. 

Ajuda a controlar a diabetes tipo 2

O chá de louro também pode ser um aliado para pessoas com diabetes tipo 2, já que melhora a função da insulina no organismo, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Seu consumo regular pode contribuir para um melhor controle dessa condição.

Melhora o desempenho cognitivo

Por ter ação antioxidante, o chá de louro pode aprimorar a função cognitiva. Esses efeitos podem incluir uma mente mais alerta, melhor concentração e memória aprimorada.

Diminui a ansiedade e a tensão

Devido ao linalol, composto ansiolítico presente no louro, o chá da planta auxilia na redução da ansiedade e da tensão. Portanto, consumir a bebida pode promover um estado de relaxamento e tranquilidade.

Previne os efeitos do envelhecimento

Os antioxidantes presentes no chá de louro ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e do corpo. Consumir regularmente o chá de louro pode contribuir para uma aparência mais jovem e saudável.

Alivia dores

Devido à presença de eugenol, um potente antioxidante natural, o chá de louro possui propriedades anti-inflamatórias. Isso o torna eficaz no alívio de dores, como dores de cabeça, dores musculares e até condições reumáticas. Assim, consumir chá de louro pode ser uma opção natural para o alívio do desconforto causado por essas condições.

Antifúngico e antimicrobiano 

O chá de louro possui propriedades antifúngicas e antimicrobianas que o tornam eficaz no combate a infecções intestinais, de urina e de pele.

Ação repelente

Além de seus benefícios para a saúde, o chá de louro também pode ser usado como repelente natural. Seus óleos essenciais emitem um aroma que afasta insetos indesejados, incluindo o caruncho, que é conhecido por danificar alimentos armazenados. Portanto, colocar folhas de louro em despensas e armários de alimentos pode ajudar a proteger seus suprimentos de alimentos de infestações indesejadas.

Quando e como tomar consumir o chá de folha de louro

O chá de louro, preparado partir das folhas secas da erva, pode ser ingerido de 2 a 3 vezes por dia. Já para conservá-lo, dê preferência a garrafas em vidro, térmicas ou mesmo de aço inox. O plástico ou o alumínio não devem ser usados. Mesmo com tantos benefícios, o consumo direto do louro não é indicado. Isso porque as folhas são resistentes e tornam a mastigação e ingestão uma tarefa difícil. É importante considerar que a folha pura pode aumentar o risco de engasgo ou que ela fique presa no sistema digestivo. 

Por outro lado, uma das formas mais conhecidas de utilizar a folha de louro é adicionando-a no preparo do feijão. Juntos aos grãos, a folha, utilizada como condimento, libera sabores aromáticos e também ressalta os outros temperos adicionados, como cebola e alho. Outra forma tradicional de usufruir dos benefícios é através dos chás. 

Cuidados no consumo do chá de folha de louro

É preciso ter moderação na hora de tomar o chá de folhas de louro. Isso porque em grandes quantidades, a bebida pode causar sonolência, dores de cabeça e diarreia. Por isso, evite ultrapassar a quantidade de 3 xícaras por dia. 

Quem não deve tomar o chá de folha de louro

Embora seja uma bebida natural, o chá é contraindicado para grávidas, lactantes (mulheres que amamentam) e crianças até 12 anos. Até o momento, não existem estudos que garantam a efetividade e segurança do chá para esses públicos. 

Como fazer chá de folha de louro?

Ingredientes

  • 2 folhas de louro desidratadas; 
  • 200 ml de água quente;

Modo de preparo

Para preparar a bebida, siga as recomendações abaixo:

  • Misture 2 folhas de louro secas em 200 ml de água quente;
  • Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas;
  • Aguarde no mínimo 10 minutos;
  • Coe as folhas secas da bebida. Assim, se preferir, pode usar uma peneira para deixar a água livre;
  • Está pronto! Agora é só tomar o seu chá de folhas de louro. Consuma duas vezes ao dia, antes ou após as refeições. 

Assim, caso você queira fazer uma quantidade maior de chá para consumir ao longo do dia, é só usar 5 folhas de louro e 1 litro de água fervente e seguir as mesmas instruções de preparo. 

Será que o chá de folhas de louro é o melhor para você?

Por fim, para quem não pode ingerir o chá de folhas de louro, seja por conta de alguma condição médica, ou simplesmente não é muito fã do sabor, não precisa se preocupar! Com certeza existe um chá ideal para você. Assim, para descobrir, confira o teste a seguir:

Fonte:

Referência:

Horto didático de Plantas medicinais – Universidade Federal de Santa Catarina. 

Centro especializado em obesidade e diabetes – Oswaldo Cruz.

Prefeitura Municipal de Belém.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado