Chá de coentro: Benefícios e como preparar

13 de agosto, 2020

O chá de coentro é preparado a partir das folhas secas de coentro, mais comumente usado como tempero na culinária ou ingrediente em saladas. Porém, as pequenas folhas verdes também originam essa bebida que pode beneficiar a saúde devido às suas propriedades poderosas.

Benefícios do chá de coentro

Alivia o inchaço e previne a retenção hídrica

O chá de coentro é naturalmente diurético, ou seja, ajuda a prevenir que o corpo retenha líquidos em excesso, o que causaria a chamada retenção hídrica. Essa retenção pode causar inchaço. Ainda, também pode ajudar na digestão, o que previne a sensação de inchaço.

Chá de coentro protege contra doenças crônicas

O coentro é rico em carotenoides, anti-inflamatórios naturais. Por isso, atua para prevenir doenças crônicas. Uma vez que processos inflamatórios como o estresse oxidativo são evitados, haverá menor risco de sofrer com doenças como o câncer e Alzheimer, geralmente causadas pela ação de radicais livres. Não só, age também no controle de diabetes.

Leia também: Chá de alface: Benefícios e como fazer

Coração saudável

Ainda, a bebida também beneficia a saúde cardiovascular, pois ajuda no melhor controle do colesterol. Sendo assim, evita problemas como a pressão arterial elevada. Além disso, evita o acúmulo de gordura e o decorrente ganho de peso.

Imunidade fortalecida

O chá de coentro também age no fortalecimento da ação protetora do sistema imunológico. Sendo assim, pode prevenir doenças como gripe e resfriados, que se instalam no corpo com maior facilidade quando a imunidade está enfraquecida. Devido à abundante presença de vitamina A, a imunidade é beneficiada graças à ação anti-inflamatória dessa vitamina. Além disso, a bebida desintoxica o corpo, o que facilita a função dos rins e do fígado.

Leia mais: Chá de cabelo de milho: Benefícios da bebida

Ajuda a prevenir e combater a anemia

A anemia é causada pela baixa ingestão de alimentos ricos em ferro, um dos minerais mais importantes para a saúde do corpo humano. Como forma de prevenir ou combater esse problema, incluir o chá de coentro na rotina é uma boa ideia, uma vez que essa é uma bebida que contém quantidade razoável desse mineral em sua composição.

Leia também: Jurubeba: Conheça as propriedades da planta medicinal

Como preparar o chá de coentro em casa

  • Ingredientes necessários: 1 colher de sopa de coentro e cerca de 1 litro de água fervente
  • Ingredientes opcionais: Gengibre, canela, mel e suco de limão

Leia também: Chá de malva: Propriedades e benefícios da bebida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo