Chá de capim santo: benefícios e como fazer

Alimentação Bem-estar Saúde
31 de Agosto, 2023
Chá de capim santo: benefícios e como fazer

O capim santo é uma erva aromática com vastas propriedades medicinais. Por relembrar o cheiro do limão, ele pode ser conhecido como capim-santo e tem ação calmante, antiinflamatória e analgésica, sendo que as principais formas de consumo são: chás, sucos e óleos essenciais. A seguir, conheça os benefícios do chá de capim santo para a saúde e como fazer. 

Veja também: Melhores chás para baixar o colesterol 

Chá de capim santo: para que serve 

O capim santo é nativo da Índia, mas é muito cultivado em países com clima tropical ou subtropical, como o Brasil. Seu nome científico é Cymbopogon citratus e, embora seja confundida com erva-cidreira, as plantas são diferentes. Por aqui, a erva é bem conhecida e utilizada como um remédio natural para amenizar dores, inflamações e desconfortos.

Além de ser utilizada para fazer o chá, o capim santo é muito utilizado para fazer óleos — muito comum em aromaterapia –, cosméticos (sabonetes, cremes e hidratantes) e medicamentos. Antes de incluí-lo na sua rotina, é importante saber quais são os seus benefícios, contraindicações e como fazer. 

Benefícios do chá de capim santo 

mulher na sala de estar encostada na bancada e bebendo uma xícara de chá

Reduz o inchaço e retenção de líquidos

A bebida tem propriedades diuréticas, o que contribui para a redução do inchaço e retenção de líquido, por isso, pode contribuir para o emagrecimento dentro de uma rotina alimentar saudável e equilibrada, de preferência, acompanhada por um nutricionista.

Alivia dores (de cabeça e musculares)

Por outro lado, o chá é muito bem-vindo quando o assunto é dor em geral. A bebida, com sua ação antibacteriana e antiespasmódica, pode atenuar dores abdominais, de cabeça, de estômago e espasmos musculares.

Ajuda com o controle da pressão arterial 

A bebida também pode ser uma grande aliada no controle da pressão arterial. Isso porque as propriedades diuréticas contribuem para o aumento do volume da urina, eliminando o excesso de sódio do organismo. Mas, vale reforçar que o chá não substitui os medicamentos e acompanhamento médico para pressão arterial. 

Alivia quadros de gripes e resfriados

Aliado à imunidade, o chá também é benéfico para aliviar os sintomas de gripes e resfriados, como tosse, dor de garganta e congestão nasal. 

Contraindicações 

Em gestantes, o chá pode relaxar a musculatura uterina e estimular abortos e prematuridade. Portanto, a bebida é contraindicada nesses casos. Além disso, pessoas que fazem acompanhamento de pressão baixa só devem consumir o chá se houver liberação médica.

Por fim, vale lembrar que o consumo excessivo do chá também é contraindicado e pode afetar o bem-estar. Os sintomas comuns são: diarreia, sonolência e fraqueza.

Como fazer chá de capim santo

A bebida segue o modo de preparo dos demais chás de ervas. Veja mais detalhes a seguir!

Ingredientes

  • 200 ml de água quente;
  • 1 colher folhas frescas de capim-santo (que pode ser encontrada em feiras e supermercados). 

Modo de preparo 

Em primeiro lugar, reserve as folhas de capim-santo e coloque-as em uma xícara. Depois, despeje os 200ml de água quente e deixe repousar por 10 minutos. Agora, é só coar a bebida e servir. Se preferir, adoce com mel. Por fim, consuma a bebida 3 vezes por dia para obter os benefícios mencionados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Batata ou mandioca
Alimentação Bem-estar

Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Veja dicas de como escolher entre as fontes de carboidratos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

casal fazendo alongamento de pernas na academia
Bem-estar Movimento

Alongar antes ou depois do treino: eis a questão

Que alongar o corpo é importante, você provavelmente já sabe – a dúvida que fica é: fazer isso antes ou depois do treino? Ortopedista responde