Chá de capim santo: benefícios e como fazer

Alimentação Bem-estar Saúde
31 de Agosto, 2023
Chá de capim santo: benefícios e como fazer

O capim santo é uma erva aromática com vastas propriedades medicinais. Por relembrar o cheiro do limão, ele pode ser conhecido como capim-santo e tem ação calmante, antiinflamatória e analgésica, sendo que as principais formas de consumo são: chás, sucos e óleos essenciais. A seguir, conheça os benefícios do chá de capim santo para a saúde e como fazer. 

Veja também: Melhores chás para baixar o colesterol 

Chá de capim santo: para que serve 

O capim santo é nativo da Índia, mas é muito cultivado em países com clima tropical ou subtropical, como o Brasil. Seu nome científico é Cymbopogon citratus e, embora seja confundida com erva-cidreira, as plantas são diferentes. Por aqui, a erva é bem conhecida e utilizada como um remédio natural para amenizar dores, inflamações e desconfortos.

Além de ser utilizada para fazer o chá, o capim santo é muito utilizado para fazer óleos — muito comum em aromaterapia –, cosméticos (sabonetes, cremes e hidratantes) e medicamentos. Antes de incluí-lo na sua rotina, é importante saber quais são os seus benefícios, contraindicações e como fazer. 

Benefícios do chá de capim santo 

mulher na sala de estar encostada na bancada e bebendo uma xícara de chá

Reduz o inchaço e retenção de líquidos

A bebida tem propriedades diuréticas, o que contribui para a redução do inchaço e retenção de líquido, por isso, pode contribuir para o emagrecimento dentro de uma rotina alimentar saudável e equilibrada, de preferência, acompanhada por um nutricionista.

Alivia dores (de cabeça e musculares)

Por outro lado, o chá é muito bem-vindo quando o assunto é dor em geral. A bebida, com sua ação antibacteriana e antiespasmódica, pode atenuar dores abdominais, de cabeça, de estômago e espasmos musculares.

Ajuda com o controle da pressão arterial 

A bebida também pode ser uma grande aliada no controle da pressão arterial. Isso porque as propriedades diuréticas contribuem para o aumento do volume da urina, eliminando o excesso de sódio do organismo. Mas, vale reforçar que o chá não substitui os medicamentos e acompanhamento médico para pressão arterial. 

Alivia quadros de gripes e resfriados

Aliado à imunidade, o chá também é benéfico para aliviar os sintomas de gripes e resfriados, como tosse, dor de garganta e congestão nasal. 

Contraindicações 

Em gestantes, o chá pode relaxar a musculatura uterina e estimular abortos e prematuridade. Portanto, a bebida é contraindicada nesses casos. Além disso, pessoas que fazem acompanhamento de pressão baixa só devem consumir o chá se houver liberação médica.

Por fim, vale lembrar que o consumo excessivo do chá também é contraindicado e pode afetar o bem-estar. Os sintomas comuns são: diarreia, sonolência e fraqueza.

Como fazer chá de capim santo

A bebida segue o modo de preparo dos demais chás de ervas. Veja mais detalhes a seguir!

Ingredientes

  • 200 ml de água quente;
  • 1 colher folhas frescas de capim-santo (que pode ser encontrada em feiras e supermercados). 

Modo de preparo 

Em primeiro lugar, reserve as folhas de capim-santo e coloque-as em uma xícara. Depois, despeje os 200ml de água quente e deixe repousar por 10 minutos. Agora, é só coar a bebida e servir. Se preferir, adoce com mel. Por fim, consuma a bebida 3 vezes por dia para obter os benefícios mencionados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dor de cabeça no calor
Saúde

Dor de cabeça no calor: como prevenir as crises?

Má alimentação, consumo abusivo de álcool e poucas horas de sono são alguns dos fatores que propiciam a condição

barriga de grávida vista de cima pesando em uma balança
Gravidez e maternidade Saúde

Obesidade na gravidez é fator de risco para o coração

Excesso de peso também está associado a complicações da gestação, como diabetes e hipertensão; engravidar com o peso adequado reduz a possibilidade de complicações

candidíase
Saúde

Candidíase e calor: Entenda a relação e como prevenir no verão

A probabilidade de contrair a candidíase durante o verão ou em épocas de clima mais quente é maior