Chá de açafrão-da-terra: para que serve e como consumir
A cúrcuma (também chamada de açafrão-da-terra, açafrão-da-Índia, gengibre amarelo…) é um alimento muito conhecido por suas propriedades antioxidantes. E dentre as muitas possibilidades de consumo da raiz, provavelmente pouca gente conhece o chá de açafrão-da-terra. Mas primeiro, vale entender:
Quais os benefícios do açafrão-da-terra?
O principal componente da cúrcuma é a curcumina: substância que dá a cor alaranjada ao alimento e atrai pesquisadores pelo seu alto potencial antioxidante. Isso porque ela auxilia o organismo no combate aos radicais livres — associados a doenças cardiovasculares, ao envelhecimento precoce e até ao câncer.
Além disso, a cúrcuma carrega inúmeros nutrientes, como as vitaminas C e B6, muito importantes para a imunidade e para o funcionamento cerebral. E o potássio, que ajuda na regulação da pressão arterial e no combate a derrames. E conta com:
- Ferro: aliado contra a anemia;
- Manganês: ajuda no equilíbrio do colesterol;
- Cálcio: essencial para a saúde dos ossos e, consequentemente, para a redução dos sintomas de artrite;
- Doses (ainda que pequenas) de proteína e fibras.
Uma revisão de estudos, inclusive, mostrou que a curcumina pode ajudar a reduzir as chances de várias doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Acredita-se que seus poderes antioxidantes e anti-inflamatórios diminuam o dano celular do cérebro.
Já outro artigo fala em proteção do fígado. Isso porque, aparentemente, o açafrão-da-terra estimula a produção de bile (líquido produzido pelo órgão para ajudar na digestão), bem como defende as células contra químicos, como o álcool.
Para que serve o chá de açafrão-da-terra e como consumir
Além de altamente nutritiva, a cúrcuma também é extremamente versátil — vai bem em diferentes preparações, como sucos, saladas, carnes, peixes, molhos, massas, omeletes, sopas, tapiocas e legumes cozidos.
O consumo do chá de açafrão-da-terra, por exemplo, é feito por quem busca uma boa assimilação da curcumina pelo organismo, uma vez que nosso corpo tem certa dificuldade em absorver o pigmento puro.
Leia também: Açafrão-da-terra (cúrcuma): Benefícios e como incluir na dieta
Desse modo, o chá de cúrcuma, feito com raiz de cúrcuma ralada ou pó puro, é considerado uma das maneiras mais eficazes de ingerir o tempero. E apesar de não haver uma recomendação mínima para sentir seus efeitos, estudos falam em 400 a 600 miligramas de açafrão-da-terra em pó três vezes ao dia. Ou, então, 1 a 3 gramas por dia da raiz ralada ou seca. Confira, a seguir, uma receita de chá de açafrão para fazer em casa:
Receita de chá de açafrão-da-terra
Adicionar ingredientes que contenham piperina, como pimenta-do-reino ou do tipo preta, facilita a captação de curcumina pelo organismo — além de dar um gosto picante à bebida!
Ingredientes:
- 1 col (chá) cheia de açafrão em pó;
- 10g de gengibre;
- 1 col (café) de pimenta-do-reino em pó;
- 0,7 col (chá) de canela em pó;
- 1 copo requeijão de água.
Modo de preparo:
Esquente a água e, antes de levantar fervura, desligue o fogo e acrescente os demais ingredientes. Tampe por cinco minutos e beba.