Cerveja vale mesmo por um pãozinho?

Alimentação Bem-estar
21 de Outubro, 2022
Cerveja vale mesmo por um pãozinho?

Quem está de dieta e gosta de uma cerveja geladinha já deve ter escutado que a bebida vale por um pão. Será mesmo que é verdade?

Cerveja vale por um pão?

De acordo com o médico nutrólogo Dr Ronan Araujo, em termos calóricos, sim. “Uma long neck de 300ml de cerveja, por exemplo, equivale a um pão de 50 gramas [1 unidade de pão francês]”, diz. Isso representa entre 140 e 150 calorias.

Mas apesar de os dois alimentos possuírem quantidades energéticas parecidas, eles são nutricionalmente diferentes. “Parte da caloria da cerveja vem sim do carboidrato, mas também vem do álcool, que nós chamamos de caloria vazia”, complementa o especialista.
Isso quer dizer que o álcool não nutre o nosso corpo (pelo contrário, seu excesso pode trazer malefícios para nós), e “apenas irá aumentar a nossa densidade energética e a quantidade de calorias que consumimos. Diferentemente do pão, que irá dar energia.”

Leia também: Suco de melão com maracujá emagrece? Conheça a bebida

Devo cortar a cerveja para emagrecer?

O Dr Ronan Araujo afirma que não. Se você incluir a cerveja no cardápio de maneira equilibrada, ela não irá atrapalhar o seu processo de emagrecimento. “Tomar uma ou duas cervejas por semana, por exemplo, é totalmente possível e pode ser até mesmo algo legal a se fazer, claro que dentro de um plano bem ajustado.”

E se você é uma daquelas pessoas que ficam com fome de leão após uma cervejinha (já que o álcool abre o apetite), aqui vai uma dica: priorize o consumo de proteínas magras durante o dia! Isso porque um estudo da Universidade de Sidney, na Austrália, descobriu que o macronutriente promove mais saciedade e evita que você coma demais depois de beber.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores usaram dados da Australian National Nutrition and Physical Activity Survey. A partir dela, eles retiraram informações de mais de nove mil participantes (maiores de 18 anos, é claro) entre 2011 e 2012.

Segundo os cientistas, dois terços dos voluntários possuíam uma dieta rica em proteínas, e ingeriam uma média de 1749 calorias por dia (incluindo álcool). Essa escolha, então, foi associada à diminuição no consumo de produtos cheios de carboidratos e gorduras, que são associados ao ganho de peso.

Mas vale lembrar: o estudo foi observacional, e não quer dizer, necessariamente, que a cerveja faz bem para a saúde ou emagrece.

Fonte: Dr Ronan Araujo, médico especializado em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!