Castanha de caju engorda? Saiba mais sobre a oleaginosa

Alimentação Bem-estar
23 de Fevereiro, 2022
Castanha de caju engorda? Saiba mais sobre a oleaginosa

A castanha de caju é uma famosa opção de lanche entre as refeições, e pode ser encontrada no mercado o ano todo. Mas, apesar de ser considerada um snack saudável, há quem tenha medo de consumi-la por conta de seu valor calórico. Então, será que castanha de caju engorda ou seria apenas mais um mito das dietas?

Leia também: Amêndoa: Motivos para consumir uma porção todos os dias

O que é e benefícios

A castanha de caju faz parte do grupo das oleaginosas, que é formado por sementes e grãos ricos em óleo, como nozes, castanhas, pistache, avelãs e amêndoas. O tipo de gordura encontrada nesses alimentos é um dos queridinhos da alimentação saudável. Trata-se da gordura insaturada, fonte importante de energia e cheia de benefícios para o nosso corpo. Esses lipídios elevam o colesterol bom (HDL) e reduzem o colesterol ruim, o que ajuda a prevenir doenças do coração. 

Em geral, esses alimentos contêm perfis de proteína, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas E e K, cálcio, minerais como magnésio, cobre, potássio e selênio, e substâncias como carotenóides e antioxidantes. “O consumo regular de oleaginosas tem impacto benéfico na saúde e pode ajudar na redução de doenças crônicas, como estresse oxidativo, inflamação, gordura visceral, hiperglicemia e resistência à insulina”, enumera Adriana Stavro, nutricionista.

Afinal, castanha de caju engorda?

Antes de mais nada é preciso entender que nenhum alimento de maneira isolada tem o “poder” de engordar ou emagrecer. Pois, para que haja emagrecimento é preciso existir déficit calórico. Ou seja, quando o corpo consome menos calorias do que gasta.

Dito isso, para responder à pergunta se castanha de caju engorda, vale a lei da moderação. Assim, com moderação, mesmo sendo rica em gorduras, ela pode fazer parte de uma alimentação saudável sem comprometer a perda de peso. O grande segredo está no controle das porções diárias.

Leia também: Pasta de amendoim ajuda a emagrecer?

Por fim, um adulto pode comer, no máximo, uma colher de sopa (cerca de cinco unidades) de castanha de caju por dia para não ganhar peso ou comprometer a saúde.

Fonte: Adriana Stavro, nutricionista

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.