Amêndoa: Motivos para consumir uma porção todos os dias

Alimentação Bem-estar
14 de Agosto, 2019
Amêndoa: Motivos para consumir uma porção todos os dias

Saborosa, fácil de carregar e presente na lancheira de quase toda malhadora de carteirinha, a amêndoa é saudável e ajuda a saciar a fome com poucas calorias. 

O ideal é consumir 12 unidades diárias – menos de 100 calorias -, fracionando essa porção ao longo do dia (quatro no lanche da manhã, quatro no lanche da tarde e quatro antes de dormir, por exemplo). 

Quer saber por que os profissionais de saúde são loucos por amêndoas? Esses são os principais benefícios dessa oleaginosa: 

Acelera a perda de gordura

Se você está tentando perder gordura, especialmente da região da barriga, a amêndoa pode ser sua aliada. Essa semente lhe dará o equilíbrio saudável de fibras, proteínas e gorduras boas para manter o corpo energizado. Uma pesquisa norte-americana acompanhou adultos com sobrepeso que consumiram amêndoas como lanche da tarde todos os dias durante seis semanas. O grupo perdeu gordura e centímetros em torno de suas cinturas, sugerindo que tal alimento rico em proteínas poderia ajudar no emagrecimento.

Estabiliza o açúcar no sangue 

Mais e mais pessoas estão preocupadas com baixos níveis de energia, sentindo-se enjoadas entre as refeições, e tendo desejos incontroláveis ​​por açúcar e carboidratos refinados. Quando damos uma olhada em suas dietas, geralmente eles estão consumindo alimentos com alto índice glicêmico em excesso. O índice glicêmico é uma medida de como a comida afeta seus níveis de açúcar no sangue – alimentos com baixo índice glicêmico fornecem uma liberação lenta e constante de energia sustentada. As amêndoas são pobres no índice glicêmico, e um estudo com pessoas com diabetes tipo 2 descobriu que seguir um cardápio que incluía a semente por quatro semanas melhorou os níveis de açúcar no sangue e insulina.

Tem efeito cardioprotetor

A amêndoa é rica em gordura monoinsaturada saudável e uma excelente fonte de vitamina E, um antioxidante que reduz a inflamação. É por isso que a American Heart Association atribuiu às amêndoas a marca Heart-Check para demonstrar que são boas para a saúde do coração. Os pesquisadores descobriram que a ingestão de amêndoas todos os dias dia durante seis meses aumentou os níveis saudáveis ​​de colesterol HDL e reduziu os níveis de colesterol LDL. As pessoas com os níveis mais altos de colesterol tiveram as maiores melhorias, reduzindo o risco de problemas cardíacos.

Leia também: Alimentos que protegem o coração

Melhora a digestão

Não é nenhum segredo que o sistema digestivo adora fibras – elas causam um efeito de desintoxicação natural no corpo, reduzindo o risco de doenças como câncer. Amêndoas ainda podem ajudar a impulsionar as bactérias boas e diminuir as bactérias ruins em seu trato digestivo, o que poderia significar uma barriga mais saudável – e menos inchada. 

Fortalece os ossos

Em comparação com outras nozes, as amêndoas estão no topo quando o assunto é abundância em cálcio por porção. Isso não é tudo: elas são uma excelente fonte de magnésio e ricas em fósforo, e esses minerais trabalham juntos para promover a resistência óssea e prevenir a osteoporose.

Leia também: Os benefícios do pistache

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina