Nem toda carne suína é gordurosa! Veja quais cortes cabem na dieta

Alimentação Bem-estar
20 de Outubro, 2022
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Nem toda carne suína é gordurosa! Veja quais cortes cabem na dieta

Os brasileiros estão consumindo muita proteína vinda dos suínos: de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2021, o consumo médio foi estimado em 16,7kg por pessoa no país — em 2015, esse número era 15kg. Apersar do benefício de ser mais barata, a carne de porco leva a má fama de que engorda e não é saudável. Mas será que isso é realmente verdade?

Carne de porco engorda?

Para a nutricionista Marianne Fazzi, alguns cortes realmente precisam ser consumidos de forma mais moderada por quem busca uma alimentação equilibrada.

“O bacon, por exemplo, é uma parte do porco com excesso de gordura na composição quando comparada a outras partes do animal. Por isso, criou-se a ideia de que ele não é saudável, porque de fato existe um desbalanço energético e proteico quando consumido à vontade, sem qualquer orientação”, explica a profissional.

Sem contar que a maioria dos bacons encontrada no mercado é fruto do processamento da barriga do porco, método que leva sal, condimentos, nitrato e nitrito — compostos que aumentam as chances de doenças crônicas, incluindo o câncer. O mesmo vale para as salsichas e as linguiças curadas e defumadas, alimentos conhecidos como embutidos.

“Realmente devemos evitá-los. Pois além de calóricos, um documento importante da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2015, colocou os embutidos no grupo 1 de risco para o surgimento de câncer”, alerta a especialista.

Leia também: Receitas com whey: 4 sobremesas proteicas para incluir na dieta

Mesmo assim, nem todos os cortes suínos são ruins!

Contudo, isso não quer dizer que você deva deixar de comer carne de porco. Algumas partes são muito ricas em proteínas, vitaminas e minerais. Como a tiamina (vitamina B1), importante para a manutenção do metabolismo e para a saúde neurológica. Ademais, podemos encontrar nos cortes suínos fósforo, selênio e vitaminas B6 e B12.

Sem contar que, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), esses animais estão muito mais magros do que antigamente, uma vez que consomem uma dieta mais balanceada e foram alterados geneticamente. Desse modo, eles concentram, em média, 31% menos gordura, 14% menos calorias e 10% menos colesterol.

A nutri indica como boas opções:

  • Lombo;
  • Filé mignon suíno;
  • Pernil de porco.

Fonte: Marianne Fazzi, nutricionista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

criança sentada em mesa segurando uma colher e comendo um mingau rico em fibras
Alimentação

Fibras na alimentação infantil: conheça os benefícios e como incluí-las

As fibras na alimentação infantil contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.