Cardo mariano: Conheça a planta medicinal
O cardo mariano é uma planta medicinal de flores roxas que é principalmente utilizada no tratamento de problemas no fígado. Ela também é chamada de cardo santo, silybum marianum e serralha-de-folhas.
Benefícios do cardo mariano
Imunidade fortalecida
Por ser uma planta anti-inflamatória, o cardo mariano ajuda a prevenir ou combater doenças e inflamações. Sendo assim, a planta fortalece a imunidade, ou seja, a ação protetora do sistema imunológico.
Protege a saúde do fígado
As sementes do cardo mariano contêm uma substância chamada silimarina, que protegem a saúde do fígado, prevenindo que toxinas causem doenças e danos hepáticos.
Leia também: Alimentos para limpar o fígado
Ajuda no controle da glicemia
A silimarina também favorece o controle da glicemia, ou seja, no nível de açúcar no sangue. Dessa forma, a planta é especialmente benéfica para pacientes de diabetes e com pré-diabetes.
Leia mais: Os melhores alimentos para quem tem diabetes
Previne o envelhecimento precoce
Sua ação anti-inflamatória favorece o combate dos radicais livres, que são responsáveis pelo estresse oxidativo, principal causador do envelhecimento precoce da pele, bem como de todo o corpo. Além disso, o estresse oxidativo pode provocar doenças graves como certos tipos de câncer e Alzheimer.
Desintoxica o organismo
Ainda, a planta contribui com a eliminação de toxinas do organismo, que poderiam prejudicar não apenas o fígado mas todo o corpo.
Como consumir o cardo mariano
- Chá
- Cápsulas
- Medicamentos
- Remédios manipulados
Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do cardo mariano
- Mulheres com síndromes hormonais devem evitar o uso da planta, bem como crianças, hipertensos, pessoas com problemas renais ou gástricos
- Em excesso, ele pode causar irritação no estômago
- Possíveis efeitos colaterais são vômito, náusea e diarreia
Leia também: Bardana: Conheça a planta medicinal e seus benefícios