Carboidratos “requentados” seriam mais saudáveis do que os recém-cozidos

Alimentação Bem-estar
27 de Setembro, 2022
Carboidratos “requentados” seriam mais saudáveis do que os recém-cozidos

Muita gente torce o nariz para o macarrão do dia anterior. Sim, a gente sabe que nada substitui uma massa fresquinha. Mas, agora, há um possível bom motivo para você almoçar as “sobras”: carboidratos “requentados” seriam mais saudáveis do que os recém-cozidos, apontou um experimento.

Como os carboidratos simples funcionam no organismo

Os carboidratos simples (como massas, pães, doces, batata e arroz branco) são digeridos pelo nosso corpo e rapidamente transformados em glicose (um tipo de açúcar), caindo no sangue. Assim, a nossa glicemia (ou seja, o nível de glicose presente na corrente sanguínea) tende a subir pouco tempo depois de ingerirmos um prato de macarronada, por exemplo.

Como resposta, o organismo começa a liberar um hormônio chamado insulina. Ela é responsável por equilibrar essa glicemia — afinal, quantidades muito elevadas e persistentes de glicose no sangue tendem a ser prejudiciais.

Essa rápida variação na glicemia acaba com a nossa energia e deixa a gente com fome em pouco tempo. É por isso que os especialistas enfatizam a importância de consumirmos mais alimentos ricos em fibras — eles são capazes de retardar todo esse processo.

Leia também: Queijo engorda? Quais são os tipos mais saudáveis do alimento?

Mas e se a gente conseguisse fazer com que os nossos carboidratos simples preferidos agissem como ingredientes ricos em fibras? Aparentemente, um novo experimento, feito no programa Trust Me, I’m a Doctor, da BBC, parece ter descoberto o segredo: basta refrigerar o seu prato, e depois “requentá-lo”! Saiba mais:

Carboidratos “requentados”

Cozinhar o carboidrato e depois resfriá-lo altera a estrutura do alimento, fazendo com que ele se torne uma espécie de “amido resistente” — isto é, ele fica menos vulnerável à ação das enzimas que o digerem dentro do nosso corpo. Além disso, ainda diminui as calorias do prato.

Para confirmar a ideia, o médico e apresentador do programa, Chris van Tulleken, selecionou alguns voluntários, que comeram massa durante três dias (e de estômago vazio). Eles tiveram que:

  • Ingerir um prato de macarrão recém-cozido (e quentinho!) com um delicioso molho de tomate e alho;
  • Consumir a mesma refeição, mas refrigerada durante a noite anterior;
  • Ingerir a massa “requentada” do dia anterior.

Depois de todas as refeições, os participantes ainda fizeram exames de sangue (de 15 em 15 minutos) por duas horas. O intuito era analisar como as suas glicemias se comportariam em cada caso.

Leia também: Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?

De acordo com o especialista, os pesquisadores esperavam que o macarrão gelado apresentasse um melhor resultado em comparação aos outros dois tipos. Mas não foi o que aconteceu: a massa “requentada” saiu em disparada, e foi capaz de provocar um aumento até 50% menor na glicemia dos indivíduos.

Ademais, esse benefício aparece em outros carboidratos “requentados”. Isso porque uma pesquisa parecida da Universidade da Indonésia, desta vez feita com arroz branco, chegou à mesma conclusão.

Contudo, vale ressaltar: a “economia” de energia do arroz requentado girou em torno de 16 calorias. Ou seja, uma mudança mínima com relação às calorias, o que reforça a ideia de que nenhum alimento, sozinho, é capaz de nos fazer emagrecer ou prevenir algumas doenças — o que faz a diferença mesmo é a alimentação como um todo.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva