Capuchinha: O que é, propriedades e benefícios
A capuchinha é uma planta medicinal também conhecida como chagas, mastruço e capuchinho. Suas propriedades podem ajudar no tratamento de infecções urinárias, doenças na pele e escorbuto (causada pela deficiência de vitamina C na dieta).
Ela é considerada uma PANC, sigla para planta alimentícia não convencional, e pode ser planta em casa facilmente. Ela é naturalmente antibiótica, desinfetante, digestiva, diurética e mais.
Benefícios de consumir a capuchinha
Protege a saúde da pele
Suas propriedades evitam que inflamações prejudiquem o corpo e, em especial, mantém doenças longes da pele. Por isso, a capuchinha previne e trata acne e outras dermatoses, como eczema.
Fortalece a imunidade
Ela é anti-inflamatória, pois conta com grande quantidade de vitamina C (ácido ascórbico) em suas folhas. Por isso, a capuchinha ajuda a fortalecer a ação protetora da imunidade, além de prevenir o escorbuto, uma rara doença aguda ou crônica que causa fraqueza e cansaço.
Leia também: Alimentos com mais vitamina C que a laranja
Combate infecções urinárias
Além de prevenir resfriados e outros problemas que podem afetar o corpo devido à baixa imunidade, a capuchinha ajuda a tratar infecções urinárias. A cistite, por exemplo, é a infecção urinária na bexiga, geralmente causada por bactérias. Assim, a planta ajuda a reverter esse quadro. Mas, no caso de distúrbios renais, ela é contra-indicada.
Leia também: Suco de cranberry ajuda a combater infecção urinária?
Alivia os sintomas de problemas respiratórios
Também ajuda a aliviar tosse, bronquite, sinusite, bem como a gripe, resfriados e demais problemas respiratórios. Nesses casos, o chá feito a partir de suas folhas é a opção mais recomendada.
Cuidados no consumo de capuchinha
O consumo dessa planta não é recomendado em casos de úlceras gástricas (pode causar ainda mais irritação), distúrbios renais e não deve ser consumida por crianças pequenas ou mulheres grávidas ou em fase de lactação. Também é contra-indicada em caso de hipotireoidismo, insuficiência cardíaca e gastrite.
Ainda, suas folhas não devem ser consumidas secas, mas sim frescas, pois quando ressecadas suas propriedades perdem a eficácia.
Como consumir a capuchinha
- Saladas (seu sabor é semelhante ao do agrião)
- Infusões
- Chá e sucos
- Uso cosmético – loção para cabelo
Leia mais: Taioba: Conheça as propriedades e benefícios da PANC