Camu-Camu: Os benefícios da fruta rica em vitamina C
Camu-camu é uma fruta nativa da floresta amazônica que está ganhando popularidade no mundo todo.
Semelhante aos cranberries, o camu-camu, também conhecido como caçari ou araçá-d’água, é azedo demais para ser ingerido in natura. Seu consumo se dá, basicamente, na forma de sorvetes, geleias e compotas. Ainda pode ser processado como ingrediente em sucos ou liofilizados em um pó que pode ser tomado como suplemento, adicionado a smoothies ou misturado a outros alimentos.
Os benefícios da fruta à saúde incluem redução do risco de doenças crônicas graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas.
Rico em vitamina C
Nutricionalmente, o camu-camu é uma das fontes alimentares naturais mais concentradas de vitamina C. A polpa da fruta fornece cerca de 2.400 a 3.000 gramas (ou 2.400.000 miligramas) por porção. Para se ter uma ideia, a ingestão dietética recomendada (RDI) de vitamina C é de 60 miligramas por dia.
O processamento da fruta destrói parte de sua vitamina C natural, mas mesmo em um estado processado ela é uma excelente fonte desse nutriente crucial. Devido ao seu alto teor de vitamina C, o camu-camu também é rico em antioxidantes, que possuem propriedades anti-inflamatórias. Por exemplo, uma única colher de chá de uma marca de pó liofilizado fornece 682 mg de vitamina C – mais de 10 vezes a quantidade em uma laranja de tamanho médio.
Leia também: Goma xantana: O que é e para que serve
Fonte de minerais
Além da vitamina C, o camu-camu fornece quantidades menores de potássio, cálcio, zinco, magnésio, manganês e cobre. Como a maioria das frutas vermelhas, é uma boa fonte de polifenóis, que são micronutrientes antioxidantes vinculados à melhoria da saúde intestinal, à saúde do coração e a um risco reduzido para certos tipos de câncer. Também tem propriedades antimicrobianas.
Contraindicação
Falando em suplementos de camu-camu, a maioria leva um aviso para mulheres grávidas ou amamentando, afirmando que deve consultar um médico antes de tomá-lo. Como altas doses de qualquer nutriente podem ter efeitos adversos, é sempre uma boa ideia discutir qualquer suplemento ou terapia medicamentosa com um profissional de saúde, especialmente se já estiver tomando outros medicamentos ou suplementos.
Estudos recentes também sugerem que há uma quantidade ideal de antioxidantes na dieta e muito ou pouco é prejudicial à saúde. Como o camu-camu é um potente antioxidante, pode ser melhor consumi-lo apenas em quantidades pequenas – não mais do que o equivalente a 200% do RDI para vitamina C por dia.
Como usar camu-camu nas refeições
Algumas das maneiras mais populares de adicionar a superfruta à dieta é comprá-la em pó e adicionar uma pitada aos sucos, ou misturar com iogurte, aveia ou produtos de panificação. Ou experimente cerca de 1/4 de colher de chá no seu chá favorito.