Quantas calorias devo comer no café da manhã?

Alimentação Bem-estar
09 de Maio, 2022
Quantas calorias devo comer no café da manhã?

Muita gente afirma que o desjejum é a refeição mais importante do dia, e que devemos apostar em um prato caprichado e rico em nutrientes. Contudo, muita gente fica em dúvida sobre quantas calorias consumir no café da manhã — principalmente aqueles que têm o objetivo de emagrecer. Qual será a resposta?

Quantas calorias consumir no café da manhã?

De acordo com a nutricionista Alice Paiva, da Clínica Slim Sante, a resposta varia muito. Isso porque para definir o valor calórico de cada refeição do paciente, o profissional precisa levar em conta muitas variáveis. Peso, percentual de gordura, rotina, alterações metabólicas, quantidades de refeições por dia e prática (ou não) de atividade física são alguns exemplos.

No geral, um café da manhã pode variar de 250 a 400 calorias. Mas mais importante do que pensar nas calorias, é escolher bem os nutrientes que serão incluídos no cardápio. “Um café da manhã saudável e nutritivo deve conter uma proteína de alto valor biológico, boa quantidade de fibras e um carboidrato de baixo índice glicêmico”, diz a especialista.

Por isso, a seguir, ela dá alguns exemplos (que vão de 250 a 400 calorias):

  • 2 ovos mexidos + 1 fatia de queijo branco + 1/2 fatia de mamão papaia + 1 colher de aveia em flocos;
  • 1 fatia de pão sem glúten + 2 colheres de cottage + 2 kiwis + chia;
  • Omelete com tomate e queijo mozarela de búfala + suco verde (1 fatia de abacaxi + 1 folha de couve + 1 pedaço de gengibre + 2 colheres de linhaça dourada).

Por que ele é tão importante?

Para Alice Paiva, como o café da manhã é a primeira refeição do dia, ele é também o primeiro contato do corpo com calorias e nutrientes após horas de jejum. Por isso, ela recomenda evitar industrializados, açucarados, embutidos e gorduras não saudáveis.

“Todos esses alimentos inflamam o corpo, desregulam a membrana de proteção do intestino, estimulam a insulina e promovem menos saciedade ao longo do dia”, afirma a nutricionista. Para evitar os problemas, inclua fontes de vitaminas do complexo B, zinco e magnésio (ovos, tofu, frutas, chia, linhaça e grãos integrais).

Fonte: Alice Paiva, nutricionista da Clínica Slim Sante.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da RD Saúde. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra