Calêndula: Propriedades, benefícios e como consumir
Conhecida como “bem-me-quer, mal-me-quer”, a calêndula é uma erva da família das margaridas. Suas propriedades mais importantes são aquelas de ação anti-inflamatória, antiviral, antifúngica e capazes de aliviar os sintomas da TPM. Ainda, possuem efeito calmante, ajudam a amenizar alergias e a regular o ciclo menstrual.
Benefícios da calêndula
Alivia os sintomas da TPM
Devido à sua ação calmante, a erva ajuda a aliviar os sintomas da TPM, como a irritabilidade e o estresse. Ainda, ajuda no controle e regulação do ciclo menstrual.
Leia mais: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM
Pele limpa e bonita
Graças ao seu poder anti-inflamatório, também beneficia a saúde e aparência da pele. Por isso, quando consumida, pode prevenir acne, por exemplo. Além disso, ajuda no processo de cicatrização e costuma ser utilizada para tratar problemas como a psoríase, manchas e queimadas solares.
Leia mais: Ervas antivirais para fortalecer a imunidade e combater infecções
Combate a retenção de líquido
Também é diurética, ou seja, pode combater a retenção de líquido. Entre outras questões, a retenção de líquido provoca sensação de inchaço, por vezes nos levando a crer que ganhamos peso. Pode também acarretar no aparecimento de celulites.
Leia mais: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?
Protege a saúde do coração
Não só, quando consumida nas quantidades apropriadas, a calêndula pode também ajudar a controlar o nível de colesterol no organismo. Por isso, é possível dizer que seu consumo protege a saúde do coração.
Como consumir a calêndula
Por fim, produtos feitos a base de calêndula – bem como a própria erva, podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos naturais. O modo mais comum de inserir a planta na alimentação é através do preparo de chás. Mas, além disso, também é possível acrescentá-la em saladas ou no arroz .
- Infusões;
- Sobre a pele;
- Chá;
- Pomadas e cremes;
- Tintura;
- Extrato ou óleo;
- Em banhos e em forma de spray.