Caldo de ossos: O que é e como fazer

17 de dezembro, 2019

Conhecido como caldo de ossos ou sopa de ossos, esse alimento é muito nutritivo e oferece uma série de benefícios para o nosso organismo. Ele é feito fervendo os ossos e os tecidos conjuntivos dos animais e pode ser usado em sopas, molhos e bebidas saudáveis.

Leia mais: Carne vermelha: Benefícios e riscos do consumo excessivo

Razões para consumir

Rico em cálcio, magnésio, potássio, fósforo e outros minerais, o consumo do caldo de ossos ajuda no desenvolvimento e fortalecimentos dos dentes e ossos, enquanto o ômega-3 contribui na redução de inflamações. Dessa forma, a sopa de osso também é um ótimo aliado para emagrecer, pois é low carb, apresenta poucas calorias e ajuda a saciar a fome. Mas nutricionalmente, o caldo de ossos não substitui uma sopa preparada com carne ou frango, por exemplo.

Como é fonte de aminoácidos, em especial a glutamina, ele é um ótimo defensor no tratamento de problemas inflamatórios intestinais. Da mesma maneira, previne o envelhecimento precoce, por conta do alto teor de colágeno.

Maneiras de armazenar

Prepare em grandes quantidades e armazene com segurança na geladeira por até cinco dias. Porém, caso queira consumir por mais tempo, você pode congelá-lo em pequenos potes ou até em formas de gelo no freezer. 

Como fazer

Para fazer um caldo de ossos realmente nutritivo e saboroso use uma variedade de ossos, como de vaca, frango ou peru. Adicionar vinagre, água, vegetais e temperos de sua preferência também ajudam a melhorar o sabor. 

Contudo, é importante avisar que após colocar na geladeira, é normal formar uma capa de gordura por cima do caldo. Entretanto, essa gordura não precisa ser descartada e pode ser usada para cozinhar em outras preparações. 

Receita de caldo de ossos

caldo de ossos

Ingredientes

  • 4 litros de água
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
  • 1 a 2 kg de ossos de animais
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes e leve para ferver.

Cozinhe por 12 a 24 horas. Quanto mais cozinhar, mais saboroso e nutritivo o seu caldo será.

Por fim, espere o caldo esfriar, coe em um recipiente grande e descarte os sólidos.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí