Caldo de ossos: benefícios e como fazer
Caldo de ossos, sopa de ossos ou bone broth. A receita já existe há tempos, mas agora anda fazendo sucesso em redes sociais como TikTok — por lá, a hashtag #bonebroth reúne quase 60 milhões de visualizações. Diversas famosas são adeptas ao caldo: Gwyneth Paltrow já disse em entrevistas que ele faz parte da sua rotina de saúde e bem-estar. Mas por que será que o alimento voltou aos holofotes?
Leia também: Sopas frias para o verão: 13 opções deliciosas e refrescantes
Isso provavelmente aconteceu porque ele é muito nutritivo e oferece uma série de vantagens para o nosso organismo. É feito fervendo os ossos e os tecidos conjuntivos dos animais e pode ser usado em sopas, molhos e bebidas saudáveis. Saiba mais a seguir:
Benefícios do caldo de ossos
Nutritivo
Rico em cálcio, magnésio, potássio, fósforo e outros minerais, o consumo do caldo de ossos ajuda no desenvolvimento e no fortalecimentos dos dentes e ossos, enquanto o ômega-3 contribui na redução de inflamações. Além disso, apresenta poucas calorias e ajuda a saciar a fome. Mas nutricionalmente, o caldo de ossos não substitui uma sopa preparada com carne ou frango, por exemplo.
Como é fonte de diferentes aminoácidos (partes menores que compõem a proteína), em especial a glutamina, ele é um ótimo defensor no tratamento de problemas inflamatórios intestinais. Da mesma maneira, tem alto teor de colágeno.
Reduz desperdícios
Vale lembrar que o caldo de ossos é produzido a partir de partes de animais que geralmente são descartadas — como ossos, cartilagens e outros tecidos conjuntivos. Por isso, trata-se de uma ótima maneira de reduzir o desperdício na cozinha.
Deixa as receitas mais gostosas — e saudáveis
Um jeito de utilizar o caldo de ossos no seu dia a dia é colocando o líquido em receitas de sopas, risotos e massas no lugar dos caldos industrializados, que geralmente concentram muito sódio e aditivos químicos. Além de deixar os seus pratos mais gostosos, a sopa de ossos é uma alternativa muito mais saudável!
Caldo de ossos emagrece?
Como já explicado, o bone broth possui pouquíssimas calorias e contribui para aliviar a fome, sem contar que é uma excelente opção para ser usado no lugar de caldos industrializados. Por isso, a receita da vez pode sim ser uma aliada da sua perda de peso.
No entanto, é sempre bom lembrar que nenhum alimento, sozinho, nos faz emagrecer ou engordar. Para isso, você precisa combinar hábitos saudáveis, que incluem alimentar-se adequadamente, fazer exercícios físicos, dormir bem e controlar o estresse.
Quando tomar caldo de ossos?
Muitos vídeos que viralizaram recentemente recomendam ingerir o caldo de ossos pela manhã, ao acordar. Contudo, não existe um melhor horário para o consumo deste preparo.
Conforme falado anteriormente, você pode apostar nele antes das grandes refeições por exemplo, ou usar como base de outros pratos (como sopas e risotos). Ou seja, você não precisa, necessariamente, tomá-lo puro.
Outro ponto de atenção é que o caldo de ossos geralmente não entrega todos os nutrientes que uma refeição completa garante. Por isso, especialistas não indicam substituir o almoço ou o jantar por ele — na dúvida, consulte o seu nutricionista.
Leia também: Gwyneth Paltrow ensina receita de sopa de ossos. Vantagens
Como armazenar o caldo de ossos
Prepare em grandes quantidades e armazene com segurança na geladeira por até cinco dias. Porém, caso queira consumir por mais tempo, você pode congelá-lo em pequenos potes ou até em formas de gelo no freezer.
Como fazer caldo de ossos
Para fazer um caldo de ossos realmente nutritivo e saboroso, use uma variedade de ossos, como de vaca, frango ou peru. Lembre-se de incluir também diferentes partes dos animais, como medula, rabada, nós e dedos das patas. Adicionar vinagre, água, vegetais e temperos de sua preferência também ajudam a melhorar o sabor.
Contudo, é importante avisar que após colocar na geladeira, é normal formar uma capa de gordura por cima do caldo. Entretanto, essa gordura não precisa ser descartada e pode ser usada para cozinhar outras preparações.
Receita de caldo de ossos
Ingredientes:
- 4 litros de água;
- 2 col (sopa) de vinagre de maçã;
- 1 a 2 kg de ossos de animais;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, em uma panela grande, coloque todos os ingredientes e leve para ferver. Cozinhe por 12 a 24 horas. Quanto mais cozinhar, mais saboroso e nutritivo o seu caldo será. Por fim, espere o caldo esfriar, coe em um recipiente grande e descarte os sólidos.