Como calcular o IMC

13 de setembro, 2019

Você já deve ter ouvido falar, mas não sabe como calcular o IMC? Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal. 

Essa é uma das medidas mais utilizadas para definir se uma pessoa está excessivamente magra, saudável ou muito gorda. Basta dividir o peso, em quilos, pelo valor da altura, em metros, ao quadrado. 

Como calcular o IMC na prática

Por exemplo, se uma pessoa tem 1,70m de altura e pesa 56 kg, a conta fica assim:

O resultado dessa fórmula matemática poderá indicar, por exemplo, se você está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade. Segundo o Ministério da Saúde, o resultado deve ser interpretado de acordo com a tabela abaixo:

Menor que 16 – Magreza grave

16 a menor que 17 – Magreza moderada

17 a menor que 18,5 – Magreza leve

18,5 a menor que 25 – Saudável

25 a menor que 30 – Sobrepeso

30 a menor que 35Obesidade Grau I

35 a menor que 40Obesidade Grau II (considerada severa)

Maior que 40Obesidade Grau III (considerada mórbida)

Magreza grave

A magreza grave (IMC abaixo de 16) é uma condição que pode ser causada por desnutrição severa. Consulte um médico, pois esse peso é uma ameaça à saúde.

Magreza moderada

Condições hormonais, como o hipertireoidismo, podem afetar o peso de uma pessoa, além de parasitas ou simplesmente uma dieta com poucas calorias diárias. Você pode consultar um médico para ter certeza de que não tem nada de errado.

Magreza leve

Pode ter algumas consequências, mas no geral não é preocupante. Um IMC acima de 17 não fica muito longe do saudável.

Saudável

Essa classificação garante um risco menor para diversas doenças que variam de anemia a infarto. Estar nessa classificação é estar no peso ideal para seu corpo, mas é bom lembrar de verificar a circunferência da cintura em busca de excesso de gordura.

Para mulheres, a cintura deve ter até 80 cm. Para homens, até 94 cm. A cintura deve ser medida logo abaixo das costelas.

Sobrepeso

O Sobrepeso pode causar alguns problemas de circulação no corpo, além de fadiga, mas assim como a magreza leve, se o IMC estiver pouco acima de 25, não é preocupante. Uma dieta com um pouco menos de calorias ou um pouco mais de exercícios na rotina pode resolver a situação.

Obesidade grau I

Acima do IMC 30 a pessoa é considerada obesa, o que por si só já é uma doença. Graças ao peso, o risco para diversas condições aumenta consideravelmente. Um médico pode indicar um meio ideal para a regulação do peso.

Obesidade grau II

Estar com obesidade grau II é ter riscos elevados de diabetes, hipertensão, além de câncer e infarto. Procure um médico para lidar com a situação.

Obesidade grau III

Chamada de obesidade mórbida, esta condição representa sérios riscos à saúde. Procure ajuda médica.

Como calcular o IMC dos idosos

A perda muscular inerente ao envelhecimento também não é levada em conta pela calculadora de IMC padrão. Neste caso, vale usar a mesma fórmula para pessoas acima de 65 anos, mas a classificação deve ser a seguinte:

Magreza: abaixo de 22

Normal: de 22 a 27

Excesso de peso: acima de 27

Leia também: Por que o café da manhã ajuda a emagrecer?

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.