O caju é uma fruta tropical, originária do Brasil e que pode aparecer nas cores amarelo, vermelho ou rosa, sendo todas as versões muito nutritivas. Seu suco é muito popular em todo o país, até mais do que a fruta em si.
O caju é ótimo para a imunidade do corpo, pois é fonte de vitamina C. Assim, ajuda no combate da gripe e de resfriados. Também, evita que inflamações e infecções se propaguem pelo corpo.
A fruta tropical é também rica em antioxidantes que, além de evitarem o envelhecimento precoce da pele, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e o câncer.
Leia também: Melancia: Benefícios desse antioxidante natural
Além de nos fornecer uma deliciosa castanha, o caju é ótimo como fonte de energia. Portanto, aumenta a capacidade da gordura de ser utilizada como fonte energética do corpo.
Como se já não bastassem tantos benefícios, também auxilia no processo de cicatrização. Assim, por ser rico em cobre, necessário para a formação de colágeno, e em vitamina K, que melhora a coagulação do sangue. Com isso, as propriedades da fruta atuam junto ao sistema imunológico na recuperação do organismo.
Por ser fibroso, promove a absorção mais lenta dos carboidratos – o que também contribui para que seja ótima fonte de energia. Assim, evita picos de insulina e regula muito bem o índice glicêmico. Dessa forma, ele possui níveis consideráveis de frutose, mas isso não é um problema desde que seja consumido com moderação.
Como sempre, é necessário reiterar que nenhum alimento por si só tem o poder de emagrecer. Porém, visto que essa é uma fruta de baixo teor de gordura, possuidora de nutrientes muito importantes e que promove a sensação de saciedade no corpo. Portanto, é válido adicioná-la à dieta caso queira perder peso.
O caju é uma fruta muito versátil e pode ser consumido de diversas maneiras. Fresco e como suco são as formas mais comuns. Entretanto, como não há limites para a inovação, ele pode ser também: