Café no pré-treino melhora o rendimento físico?
Conhecido por melhorar a concentração e oferecer mais energia, o café se tornou uma das bebidas queridinhas para quem busca melhorar o desempenho físico durante a prática de exercícios. A cafeína, principal composto ativo da bebida, atua como um estimulante no cérebro — aumentando a disposição para treinar. Mas afinal, será que o café no pré-treino realmente funciona?
De acordo com o nutrólogo integrativo Neto Borghi, o consumo da bebida, além de seguro para a maioria das pessoas, pode sim ser usado para melhorar o rendimento físico, força muscular e, consequentemente, auxiliar na perda de gordura. Entenda tudo sobre esses benefícios do café no pré-treino.
Benefícios do café no pré-treino
A cafeína no pré-treino pode ajudar o organismo de diversas maneiras, uma vez que influencia no metabolismo, na função cardíaca, endócrina e cognitiva. Além de aumentar a disposição para treinar, ele melhora a força muscular, a velocidade dos movimentos e a resistência, permitindo que os treinos sejam mais longos e intensos. Portanto, tudo isso contribui para um melhor desempenho físico e esportivo.
“Primeiro, há o aumento da energia e do alerta. Ela também estimula o sistema nervoso central e, consequentemente, diminui a percepção do esforço durante o exercício, ou seja, você não vai se sentir tão cansado”, explica o especialista.
Aliado a isso, a cafeína ajuda no processo de emagrecimento. Ela age como uma antagonista dos receptores de adenosina, o que aumenta a liberação de adrenalina, que, por sua vez, estimula a lipólise — o processo de quebra da gordura.
Por fim, o café no pré-treino se destaca por acelerar o metabolismo e aumentar a termogênese, o que contribui para um maior gasto calórico. Isso tudo depende de uma série de fatores, como um estilo de vida saudável e a prática regular de atividades físicas, por exemplo.
Afinal, como tomar café no pré-treino?
De acordo com o nutrólogo Neto Borghi, o café pode ser consumido cerca de 30 a 60 minutos antes do treino, para que ele alcance um pico adequado no sangue e tenha uma concentração eficiente durante a atividade.
Recomenda-se normalmente uma quantidade de 3 a 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal, o que equivale de duas a quatro xícaras de café por dia. Isso já é suficiente para obter um bom desempenho.
Leia mais: Quantas xícaras de café tomar por dia sem afetar a saúde?
Suplementação de cafeína no pré-treino é segura?
O café no pré-treino também pode ser consumido na forma de suplementos, como cápsulas, comprimidos ou na forma em pó, chamada de metilxantina. “A suplementação da cafeína pode ser usada como substituto do café no pré-treino, desde que as doses sejam respeitadas”, aponta Neto.
Embora o uso de suplementação de cafeína seja seguro e eficaz para melhorar o desempenho físico e cognitivo, a recomendação é consultar um profissional da saúde antes de iniciá-la. Afinal, em excesso, a suplementação pode trazer prejuízos à saúde.
Recomendações
Pessoas com sensibilidade à cafeína e gestantes são contraindicadas ao consumo de cafeína — seja no café ou na forma de suplementação. Além disso, pessoas com problemas cardíacos ou pressão alta não controlada também devem evitar o consumo excessivo de cafeína. Portanto, o ideal é não ultrapassar quatro xícaras de café por dia.
Fonte:
Dr. Neto Borghi, nutrólogo integrativo, especialista em emagrecimento, vitaminas e hormônios.
Referências
Guest, Nanci S et al. “International society of sports nutrition position stand: caffeine and exercise performance.” Journal of the International Society of Sports Nutrition vol. 18,1 1. 2 Jan. 2021, doi:10.1186/s12970-020-00383-4
Ana Paula Hortêncio Pereira, Daiane do Nascimento Buzzo, Mariana Giaretta Mathias. “Benefits of caffeine consumption as a pre-workout by bodybuilders: a literature review”. Curso de Nutrição da Universidade Paulista, São José do Rio Preto-SP, Brasil. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/50324/83943/09V39_n4_2021_p273a278.pdf