Cacau: Benefícios e propriedades além do chocolate
Não é novidade que o cacau é a matéria-prima do chocolate. Mas é preciso também conhecer suas propriedades e benefícios além do famoso doce. Originário da região amazônica, no território brasileiro, o fruto nasce do cacaueiro e tem sido utilizado por populações da região há muitos séculos.
O fruto tropical é notoriamente benéfico para a saúde, inclusive a mental. Sendo assim, é rico em, por exemplo, feniletilamina, a qual age como um neurotransmissor no organismo e, nesse sentido, estimula a produção dos chamados “hormônios da felicidade” – dopamina e serotonina. Além disso, demais propriedades beneficiam a saúde respiratória.
Benefícios do cacau
Ajuda no tratamento de asma
O fruto destaca-se por ser rico em teobromina, também presente na semente do guaraná. Essa substância age como um broncodilatador no organismo, ou seja, previne que inflamações instalem-se nos tubos brônquicos. Dessa forma, o cacau ajuda no tratamento de asma e previne doenças respiratórias, como a bronquite.
Protege a saúde do coração
Rico em antioxidantes poderosos, é possível dizer que ele auxilia no fortalecimento da imunidade. Não só, suas propriedades são também aliadas da boa saúde cardiovascular. Dessa forma, o cacau ajuda a proteger a saúde do coração, de modo que facilita a circulação sanguínea e ajuda a estabilizar a pressão arterial.
Leia mais: Alimentos que protegem o coração
Combate os sintomas de depressão e ansiedade
Quem não fica feliz ao comer um chocolate? Essencialmente, esse efeito deve-se às propriedades do fruto que origina a guloseima tão amada. Sendo assim, o alimento estimula a produção dos chamados “hormônios da felicidade” – a dopamina e a serotonina. Ainda, isso auxilia no combate dos sintomas típicos da ansiedade e da depressão, bem como o estresse.
Leia também: 6 motivos para incluir o chocolate amargo na dieta
Melhora a atenção
Poucos sabem, mas o cacau possui cafeína em sua composição. Nesse sentindo, consumir, por exemplo, nibs de cacau (amêndoas de cacau fermentado e torrado) pode ajudar a manter-se em estado de alerta. Portanto, ajuda a focar e ter mais atenção em alguma atividade específica, por exemplo, nos estudos.
Como consumir
Além de seu produto mais famoso e tão querido, o fruto pode ser consumido de diversas outras formas.
- Doce de cibirra (cordão interno do fruto);
- Mel de cacau (seiva da polpa);
- Pó de cacau para receitas;
- Doces diversos.
Não só, também pode fazer parte de sucos, iogurtes, geleias, mousses, pudins, bolos, sorvetes. Por fim, pode até mesmo incrementar bebidas alcoólicas, como destilados e o vinhos.