Bruxismo
O bruxismo é caracterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes, podendo ocorrer durante o sono, o chamado “bruxismo noturno” ou durante o dia. Muitas vezes está relacionado ao estresse ou ansiedade.
Dentes não alinhados ou que não se fecham corretamente, doenças de nervos ou nos músculos da face e até o uso de medicamentos podem estar relacionados com a ocorrência do bruxismo. Além disso, o abuso de substâncias como tabaco, álcool e excesso de cafeína podem aumentar o risco. O ato de ranger os dentes pode danificá-los, desgastar o esmalte dental e causar sensibilidade. E, em casos mais graves, ocasionar disfunção da mandíbula, dores de cabeça e faciais.
Como é feito o diagnóstico de bruxismo?
O especialista vai investigar a sua saúde bucal, possíveis causas de estresse, uso de medicamentos e também ruídos de ranger os dentes durante a noite. Assim, o tratamento vai depender do que está causando o bruxismo, sendo o mais comum o uso da placa miorrelaxante durante a noite para impedir o choque e evitar os danos. Caso perceba alterações nos dentes, dores faciais, sensibilidade ou ruídos noturnos, procure um dentista.