Brincadeiras de carnaval para fazer com as crianças

18 de janeiro, 2022

Para muitos, o carnaval é motivo de folia e curtição. É o momento para viajar ou curtir os bloquinhos de rua. Mas em tempos de isolamento social, essa realidade é distante. Mas a boa notícia é que existem diversas brincadeiras de carnaval para você curtir com as crianças.

Portanto, veja abaixo quais são elas:

Brincadeiras de carnaval: pular corda

Pular corda é uma das atividades preferidas das crianças. Além de ser uma brincadeira divertida, fortalece os músculos e traz benefícios cardiovasculares.

Leia também: Como tirar as crianças das telas durante as férias escolares

Brincadeiras de carnaval: montando palavras

Essa atividade é prática, barata e ecológica. Com um rolo de papel higiênico, você irá fazer um quebra-cabeça de sílabas que possibilite a montagem de diferentes palavras. Dessa forma, a ideia é instigar a criança a montar palavras a partir das sílabas que ela tem em mãos e pensar de que formas diferentes essas sílabas podem se encaixar.

Alfabeto de tampinhas

Aqui, a proposta é a montagem de palavras, mas a criança deverá se esforçar para montar letra por letra. 

Em primeiro lugar, você deve pegar garrafas, uma caixa de sapato e ilustrações das palavras que usará na brincadeira. Em seguida, escreva as letras nas tampinhas e cole os bicos das garrafas na caixa. As crianças formam as palavras encaixando as tampinhas nos bicos das garrafas, conforme a ilustração que você mostrar a ela. Além de estimular o raciocínio lógico, essa atividade é ótima para melhorar a coordenação motora ao enroscar cada tampinha.

Amarelinha

Quem não gostava de brincar de amarelinha na infância, não é mesmo? Este jogo trabalha o equilíbrio, controle corporal, ritmo e até mesmo o desenvolvimento cognitivo. 

Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma ótima maneira de brincar com os filhos. Dessa maneira, basta escolher pequenos objetos e escondê-los em vários lugares da casa. Depois, faça um mapa com instruções para as crianças e, no final, dê um prêmio como forma de estímulo para elas.

Passa anel

Essa brincadeira também é muito conhecida, além de ser fácil. O jogador que será o passador de anel deverá carregar o objeto entre as palmas da mão. Assim, o passador de anel deve passar as próprias mãos entre a dos outros participantes – que ficam em um círculo – e escolher um jogador para deixar o anel. O objetivo principal é adivinhar com quem está o objeto.

DIY: faça você mesmo

Se tem uma coisa que as crianças gostam, é colocar a mão na massa. Por isso, brincadeiras lúdicas como pintura e desenho são ótimas opções. Comece desenhando seu(a) filho(a) e, em seguida, peça para ele te desenhar. Quando estiver pronto, vocês podem pintar a arte e criar uma moldura com EVA. Além de estimular a criatividade e coordenação motora, é uma forma de aumentar a autoestima e confiança da criança.

Com o carnaval está se aproximando, outra ideia é criar máscaras para curtir a folia. Você pode optar por comprar a moldura pronta ou criá-la. Para isso, você vai precisar de:

  • Cartolina
  • Cola branca
  • Jornal
  • Glitter
  • Pincel
  • Tinta para artesanato
  • Elástico para cabelo

Passo a passo para criar máscara de carnaval

  1. Primeiro, encontre o molde da sua preferência na internet;
  2. Corte o molde impresso em folha sulfite e cole em um papelão grosso;
  3. Em seguida, copie o desenho da máscara em uma cartolina e recorte;
  4. Recorte várias camadas de jornal e cole sob o molde no papelão;
  5. Quando secar, recorte as sobras de papel que foram colados sobre a máscara;
  6. Após a cola secar, você pode decorar da maneira que quiser, com glitter, brilhos ou tinta.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.