Como deixar o brigadeiro mais saudável

Alimentação Bem-estar
13 de Dezembro, 2019
Como deixar o brigadeiro mais saudável

O brigadeiro tradicional pode ser o terror de quem está buscando se manter firme na dieta, devido a quantidade de açúcar e gordura não é recomendado que se consuma em excesso. Mas isso não quer dizer que você deve passar vontade. Pois, é possível deixar o brigadeiro mais saudável e comer sem peso na consciência. Siga as nossas dicas e prepare deliciosos brigadeiros:

Leia mais: Receita de brigadeiro low carb

Faça algumas substituições

A receita tradicional leva leite condensado, chocolate em pó e manteiga ou margarina. Mas, para fazer uma versão menos calórica é necessário trocar alguns ingredientes. 

Por exemplo, para diminuir o teor de gordura, você pode substituir o leite condensado original pelo light. O cacau em pó também é uma escolha mais saudável, porque não tem açúcar e contém antioxidantes. Por último, abandone a margarina. Por oferecer mais benefícios, prefira a manteiga ghee.

Conheça outras versões

Já ouviu falar no brigadeiro de cenoura? Sim, esse docinho está ficando cada vez mais popular e você também pode fazer. Deixe de lado o cacau e use alguns tipos de legumes, como a cenoura, beterraba e mandioca. 

Além de serem versões mais saudáveis, por conta das vitaminas, fibras e minerais que essas hortaliças apresentam, o visual dessas sobremesas são um espetáculo. Para imitar o tradicional, polvilhe gergelim branco e preto ao invés do chocolate granulado e deixe o seu brigadeiro mais saudável  

Melhor hora para consumir

A hora certa para saciar o desejo de doces é sempre depois das principais refeições. O consumo após o almoço, por exemplo, evita picos de insulina no sangue, pois o açúcar se mistura com os outros nutrientes da refeição. 

Ao consumir de barriga vazia, o excesso açúcar provoca o aumento repentino dos níveis de açúcar no sangue e isso pode contribuir para o acúmulo de gordura na região abdominal, diabetes e obesidade.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado