Boswellia serrata (olíbano): Benefícios da planta medicinal
A boswellia serrata, também chamada de olíbano, é uma planta medicinal naturalmente anti-inflamatória. Ela é uma árvore originária da Índia e Arábia Saudita e, devido às suas propriedades, é muito usada na Medicina Ayurveda. A parte do olíbano utilizado para fins medicinais é a resina da árvore.
Assim, a planta se tornou popular por ser aplicada como tratamento alternativo no combate a dores nas articulações provocadas por problemas como artrite.
Benefícios da boswellia serrata
Articulações saudáveis
A boswellia serrata é usada em favor da saúde das articulações, pois pode ser de grande ajuda no tratamento de condições como a osteoartrite e a artrite. Os extratos de goma-resina, também chamados de olíbano, extraídos do tronco da árvore, são comuns na medicina popular principalmente no tratamento de doenças inflamatórias crônicas.
Leia também: Chá de tuia: Conheça os benefícios da bebida
Imunidade fortalecida
Naturalmente anti-inflamatória, garante uma imunidade mais fortalecida e, consequentemente, um corpo mais protegido contra processos inflamatórios. Como se fosse uma fortaleza, a imunidade – como chamamos o sistema imunológico – é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo.
Previne doenças diversas
A planta é também utilizada no tratamento da asma e das doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Outras condições que podem ser tratadas utilizando o olíbano são:
- Reumatismo artrítico
- Miosite (inflamação muscular)
- Fibrosite ou fibromialgia (dores no corpo, falta de sono, cansaço e demais sintomas)
Como utilizar a boswellia serrata
Pode ser usada como cápsulas de suplementação, como óleo essencial ou como extrato. Além disso, no que diz à quantidade de consumo, diretrizes gerais de dosagem sugerem tomar 300–500 miligramas (mg) por via oral, duas a três vezes ao dia. Porém, é preciso consultar um médico antes de fazer uso da substância.
Contraindicações
Seu uso via oral é contraindicado para gestantes, lactantes (fase de amamentação) e crianças pequenas. Por fim, em pacientes com gastrite ou doença de refluxo gastroesofágico pré-existente o uso de extratos de boswellia serrata deve ser cuidadoso e acompanhado por especialista.
Leia mais: Pholia magra: Conheça a planta que facilita a perda de peso