Bolo deu errado? Confira as principais causas e como reaproveitar a receita

Alimentação Bem-estar Casa
08 de Março, 2022
Bolo deu errado? Confira as principais causas e como reaproveitar a receita

O bolo é uma opção muito popular na hora de matar a vontade da sobremesa. E apesar de a receita ser relativamente fácil, todo mundo já fez um ou dois bolos que deram errado. O que fazer nessas horas?

Para quem está começando a cozinhar, não é incomum que o prato acabe desandando nas primeiras vezes. Contudo, saber como reaproveitar a massa é muito importante para evitar o desperdício.

A chef e nutricionista comportamental Gislene Rocha explica que não é difícil perceber que o bolo não deu certo. Portanto, algumas características como cheiro, textura e a altura da sobremesa ajudam a diferenciar se ele está bom ou não. “No forno, já podemos descobrir se deu errado. Os sinais são: se a massa não cresceu, está muito pesada, com cara de crua, ou então se o bolo ficar mais alto em uma parte”, conta.

Bolos que deram errado: Causas

A nutricionista diz que, normalmente, o bolo dá errado por conta da ordem que os ingredientes são batidos. Ela ressalta que é muito importante usar uma receita de confiança e que a ordem dos fatores pode, sim, alterar o resultado. Se você vai usar claras, por exemplo, coloque-as mais para o final.

“Outra coisa é o utensílio. Às vezes, o rendimento de uma massa é pequeno. E isso exige uma forma de tamanho médio. Se a pessoa colocar em uma forma quadrada grande, a espessura da massa vai ficar muito fina. E isso tende a não ficar tão bom. A gente precisa ter muito cuidado na hora de acomodar a receita”, explica Rocha.

Leia também: Bolo fit: Receita de bolo fit saudável funcional

A temperatura é outro fator que influencia na hora de fazer o bolo. Respeitar as temperaturas corretas descritas na receita é essencial para que o doce não desande. Preaquecer o forno também é importante, afinal, se esse processo é pulado, algumas partes da massa podem ficar mais inclinadas e não tão bem assadas. No mais, se a quantidade de farinha colocada na receita for muito grande, ela pode deixar o bolo com rachaduras e ressecado.

A confeiteira Diva Oliveira também ressalta que usar produtos fora da validade pode fazer a massa dar errado. “Pode ser porque o fermento estava vencido ou não foi usado. Por outro lado, se a superfície estiver muito clara, o alimento foi assado abaixo da temperatura correta ou, então, a receita levou pouco açúcar”, comenta.

Como reaproveitar quando os bolos que deram errado

Mesmo assim, o bolo ainda pode dar certo! Nada de desperdícios, anote as dicas para não perder a massa:

Seco e queimado

Nesse caso, o bolo pode se tornar uma farinha mais grossa, ótima para colocar em sobremesas, em cima de frutas e em cima do sorvete. “Você pode transformá-lo em uma espécie de farinha porque ele vai estar mais seco e mais queimado. Mas quando você faz uma farinha, ele fica mais crocante”, conta Rocha.

Rachado ou torto

Aqui é mais uma questão de estética. Em casos de confeitarias e docerias, é esperado um bolo bem redondo ou quadrado. A nutricionista conta que ele pode ser reaproveitado. Tire a massa da forma e quebre com as mãos. Dessa maneira, você pode colocá-lo em uma vasilha e fazer uma nova apresentação. Use a criatividade e intercale com camadas de frutas, geleias e caldos doces.

Diva também dá a dica de aproveitar para montar bolos de pote. Fazer pavês com a massa também é uma opção. Dessa forma, utilize o bolo no lugar do biscoito.

Cru ou mole

Neste caso, a massa fica similar à de um petit gateau. Rocha lembra que a massa da famosa sobremesa é justamente um bolo que não deu certo, mas todos amam. Por isso, pode ser servido como uma versão alternativa ao doce. Por fim, se conseguir voltar ao forno e recuperá-lo, ótimo!

Dica útil: Para não ter dúvidas se o bolo está assado ou não, use um palitinho para espetar a massa ainda no forno. Se ele sair limpo, é sinal de que o bolo está completamente assado.

Fontes: Gislene Rocha, nutricionista comportamental e chef; Diva Oliveria, chef confeiteira do atelier Dica Confeitaria Festiva e Afetiva.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas