Biribá: Propriedades e benefícios da fruta amazônica
O biribá é uma fruta de sabor marcante, doce e agradável, nativa da Região Amazônica. Mais consumida in natura, ela também pode ser usada em saladas, doces, sorvetes e mais. É rica em vitamina C, potássio, cálcio, ferro e fibras, portanto, ajuda na perda de peso e muito mais.
Benefícios do biribá
Protege a saúde do cérebro e a função cognitiva
Além de suas propriedades mencionadas, o biribá também é rico em vitaminas do complexo B. Mais especificamente, em vitamina B1 (tiamina) e B2 (riboflavina). Em resumo, ambas são essenciais para a saúde do sistema nervoso, para a função cognitiva e para o cérebro de forma geral.
Ainda, a vitamina B2 beneficia o sistema respiratório e a B1 também ajuda a proteger o fígado contra doenças como a hepatite.
Ajuda a prevenir a osteoporose
Também é fonte de cálcio, um dos minerais mais importantes para a força e saúde dos ossos. Portanto, consumir o biribá pode prevenir problemas nos ossos, como a osteoporose (diminuição da densidade dos ossos, que consequentemente se tornam frágeis).
Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos ossos
Coração e músculos saudáveis
O potássio é um dos minerais mais importantes para a saúde dos músculos bem como do coração. Por isso, devido à presença desse mineral na fruta, ela pode prevenir problemas graves no coração, além de beneficiar a saúde dos músculos – ajudando na contração e demais movimentos, auxiliando na prática de exercícios ao aliviar a sensação de fadiga e mais.
Leia também: 6 alimentos que contêm mais potássio do que banana
Previne o envelhecimento precoce da pele
Por conter grande quantidade de vitamina C, não apenas fortalece a imunidade, mas reduz processos inflamatórios de todos os tipos, inclusive aquele conhecido como “estresse oxidativo”. O estresse oxidativo é causado pelos radicais livres e pode resultar no envelhecimento precoce da pele. Por isso, consumir alimentos ricos em vitaminas anti-inflamatórias pode desacelerar esse processo, bem como reduzir o risco de doenças crônicas.
Como consumir o biribá
- In natura
- Sorvete
- Doces
- Em calda
- Em conserva
- Sucos