Bia Feres dança antes do parto. Quais os benefícios?

Gravidez e maternidade Saúde
18 de Janeiro, 2023
Bia Feres dança antes do parto. Quais os benefícios?

Bia Feres, ex-atleta de nado artístico que costumava fazer dupla com a sua irmã gêmea Branca Feres, publicou um vídeo recentemente no qual dança antes do parto de sua segunda filha, Serena. No TikTok, ela e profissionais de saúde aparecem felizes durante o que descreveram como “aquecimento para o parto normal.”

@biaebrancaferes #partonormal #gravidez #partonormalhumanizado #maternidadereal #gravida #parto #biaebranca #biaebrancaferes #pregnant ♬ Pagodão do Birimbola (Tchubirabirom) – Os Quebradeiras & Machadez & Mousik

A prática não é nova, e já faz sucesso entre as futuras mamães. Mais do que chamar atenção, este tipo de produção também traz o questionamento: dançar durante o trabalho de parto realmente traz benefícios para o nascimento do pequeno?

Leia também: Ferro na gravidez: Viih Tube revela que a quantidade “abaixou”

Bia Feres dança antes do parto: há vantagens?

Segundo Shirley Silva, enfermeira obstétrica, a resposta é positiva. A especialista explica que o ato de dançar ameniza a ansiedade. Isso porque os movimentos ritmados levam o coração e os músculos a gastarem adrenalina e cortisol. Como resultado, o cérebro libera hormônios como endorfina, serotonina e dopamina. “Estas substâncias levam à sensação de prazer e relaxamento”, completa Shirley.

Carolina Curci, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, também lembra que a dança melhora a propriocepção do quadril. Ou seja, faz com que ele fique mais “solto”, facilitando a descida e o encaixe do bebê para o seu nascimento. Além disso, ela atua nas articulações da gestante.

Contudo, como lembra Carolina, não são todas as pacientes que vão se sentir confortáveis para dançar. Inclusive, o nascimento do bebê não deixará de acontecer caso a gestante opte por não se movimentar dessa forma.

Além do querer, a obstetra também lembra que partos de emergência ou que a mãe já chegou à maternidade com a dilatação próxima dos dez centímetros podem fazer com que a dança não seja recomendada. Outras situações que impedem os movimentos são: sangramento, descolamento prematuro da placenta, bolsa rota, caso o bebê esteja muito alto ou pélvico, placenta prévia, pré-eclâmpsia grave, entre outras.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show