Pêssego: Benefícios e propriedades da fruta

Alimentação Bem-estar
14 de Agosto, 2019
Pêssego: Benefícios e propriedades da fruta

Para quem não resiste a um pêssego, aquela fruta de apenas 50 calorias, as notícias são boas. Além de saboroso, ele traz diversos benefícios para a saúde, da pele ao olhos. 

Os pêssegos são um membro da família de frutas de caroço, juntamente com nectarinas, ameixas, damascos e cerejas. Além disso, é rico em nutrientes e vitaminas, e pode ser consumido in natura, com iogurte, em forma de suco, em calda e no preparo de molhos, geleias e sobremesas. Assim, confira alguns motivos para incluir essa maravilha em seu cardápio diário:

Pêssego: Benefícios e propriedades da fruta

Auxilia a digestão

Um pêssego médio fornece quase 10% da meta mínima diária de fibra. Ou seja, além de prevenir a constipação e apoiar a boa saúde digestiva, a fibra ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a fruta contém prebióticos, que alimentam bactérias benéficas no intestino ligadas a antiinflamação e ao humor.

Pêssego melhora a imunidade

Ele é rico em vitamina C, e vários tipos de células imunes precisam desse nutriente para sua produção, função e proteção. Já a vitamina A do pêssego ajuda a formar as membranas mucosas em seu trato respiratório que funcionam como barreiras de proteção para manter os germes fora da corrente sanguínea. Assim, os pêssegos também aumentam a imunidade por meio de suas propriedades antimicrobianas naturais.

Cuida da pele

Além de seus antioxidantes anti-inflamatórios, os pêssegos têm betacaroteno e vitamina C para manter a pele saudável. Pois, o betacaroteno, um precursor da vitamina A, ajuda a proteger a pele dos danos do sol, aquece o tom da pele e cria um brilho natural. A vitamina C é necessária para construir o colágeno, melhorar a elasticidade da cútis e afastar a flacidez. Além disso, a fruta é hidratante, pois mais de 85% de um pêssego fresco é água.

Pêssego protege os olhos

A luteína e a zeaxantina nos pêssegos ajudam a proteger a retina e o cristalino. Além disso, reduzir o risco de degeneração macular e catarata, dois distúrbios oculares comuns.

Ajuda no emagrecimento

Pesquisas recentes mostram que compostos bioativos do pêssego têm propriedades anti-inflamatórias e anti-obesidade. Dessa maneira, sua capacidade de ajudar a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue e sua rica composição em fibras e água também o torna uma escolha inteligente para o controle de peso.

Turbina o cérebro

Os antioxidantes encontrados nos pêssegos combatem o estresse oxidativo, que é um desequilíbrio entre a produção de radicais livres nocivos às células e a capacidade do organismo de combater seus efeitos nocivos. Assim, é fundamental para a saúde do cérebro, já que o estresse oxidativo é conhecido por ser um fator causador de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Pêssego controla a pressão sanguínea

O potássio presente em sua composição ajuda a regular a pressão arterial, agindo como um diurético natural para eliminar o excesso de sódio e fluidos. Dessa forma, alivia a pressão sobre o coração e as artérias e, de bônus, alivia o inchaço.

Leia também: 5 benefícios do morango

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva