Benefícios do espinafre para a saúde: conheça os 10 principais

Alimentação Bem-estar
03 de Junho, 2024
Benefícios do espinafre para a saúde: conheça os 10 principais

O espinafre (Spinacia oleracea), um vegetal de folhas verdes originário da Pérsia, é amplamente reconhecido por seu perfil nutricional e os múltiplos benefícios que oferece à saúde. Além de ser fácil de encontrar, ele é uma opção acessível, versátil e prática para incluir na alimentação diária. Continue lendo para descobrir alguns dos principais nutrientes do espinafre.

Leia mais:Safra de inverno: veja as frutas e os vegetais da estação

O espinafre é rico em…

  • Fibras: Antes de mais nada, o espinafre é importante para a saúde digestiva. Isso porque ajuda a regular o trânsito intestinal, bem como prevenir a constipação.
  • Vitaminas: Além disso, é rico em vitaminas A, C, K e do complexo B, essenciais para a saúde ocular, imunidade, coagulação sanguínea e metabolismo energético.
  • Minerais: Fonte de ferro, magnésio, cálcio e potássio, por exemplo, fundamentais para a formação de glóbulos vermelhos e saúde óssea.
  • Antioxidante: Contém compostos como flavonoides e carotenoides. Desse modo, ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação crônica de baixo grau.

10 benefícios do espinafre

1) Pressão arterial: O potássio presente no espinafre ajuda a controlar a pressão arterial. Dessa forma, neutraliza os efeitos negativos do sódio, promovendo a excreção de sódio pelos rins, bem como relaxa os vasos sanguíneos.

2) Visão: contém luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem os olhos contra danos da luz azul. Além disso, reduzem o risco de degeneração macular e catarata.

3) Emagrecimento: Rico em fibras e com baixa densidade calórica, o espinafre pode ajudar no controle do peso. Isso porque proporciona saciedade com poucas calorias.

4) Constipação: é rico em fibras insolúveis. Desse modo, elas adicionam volume às fezes à medida que o alimento passa pelo sistema digestivo, prevenindo a constipação.

5) Diabetes: contém um antioxidante conhecido como Ácido Alfa Lipóico. Ele reduz os níveis de glicose, aumenta a sensibilidade à insulina e previne alterações induzidas pelo estresse oxidativo em pacientes com diabetes.

6) Saúde óssea: A vitamina K atua como modificador das proteínas da matriz óssea. Assim, melhora a absorção de cálcio e reduz a quantidade de cálcio eliminado pela urina.

7) Pele e cabelo: é rico em vitamina A, que regula a produção de óleo na pele e nos folículos capilares, prevenindo a acne. O espinafre também fornece vitamina C, que é importante para a síntese e manutenção do colágeno, fundamental para a estrutura da pele e do cabelo.

8) Imunidade: As vitaminas A e C reforçam o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções.

9) FODMAPs: é uma ótima opção para pessoas com síndrome do intestino irritável ou distúrbios digestivos. Isso porque é baixo em FODMAPs, tipos de carboidratos que podem ser difíceis de digerir para algumas pessoas.

10) Anemia: Por fim, o espinafre possui um alto teor de ferro, essencial para a produção de hemoglobina. Portanto, é importante na prevenção e tratamento da anemia.

Fonte

Adriana Stavro, nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo. Curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School. É especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado