Safra de inverno: veja as frutas e os vegetais da estação

Alimentação Bem-estar
21 de Junho, 2023
Safra de inverno: veja as frutas e os vegetais da estação

A chegada do inverno marca um período de temperaturas mais baixas e pouca umidade do ar. Todas essas mudanças no clima favorecem o plantio de certos alimentos, que tendem a ficar mais baratos e até gostosos. Confira, então, quais são as frutas e os vegetais típicos do inverno e seus benefícios:

Por que apostar nas frutas e nos vegetais do inverno?

Porque esses alimentos geralmente são mais saborosos, frescos e bonitos, visto que são cultivados e colhidos em ambientes mais favoráveis. Além disso, eles exigem um menor uso de agrotóxicos para sobreviver, o que beneficia a saúde do consumidor, o meio ambiente e até o bolso.

Estudos já comprovaram que os vegetais plantados em temporadas adequadas são nutricionalmente mais ricos. Uma pesquisa dos Estados Unidos, por exemplo, constatou que o brócolis cultivado em sua época natural continha mais vitamina C do que as versões colhidas fora dela. Os resultados foram publicados no periódico científico International Journal of Food Science and Nutrition.

Leia também: O que comer no frio para emagrecer?

Safra de inverno: quais as frutas e os vegetais da estação?

Abóbora

Seja do tipo japonesa, moranga, de pescoço ou italiana, a abóbora contém betacaroteno, nutriente importante para a visão. Além de vitaminas C, E e A, fibras e muita água. Sua baixa concentração de calorias a torna uma boa opção para quem quer emagrecer.

Abobrinha

Outra alternativa pouco calórica, a abobrinha é da mesma família de alimentos nutritivos, como melancia, chuchu e a própria abóbora. É rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio e fibras.

Batata-doce

Ótima fonte de carboidratos saudáveis, torna-se perfeita para quem precisa de energia. Possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata inglesa.

Berinjela

Também pobre em calorias, a berinjela concentra antioxidantes, fibras e diversas substâncias que contribuem para o controle do colesterol e para a prevenção da retenção de líquidos.

Brócolis

Apenas uma xícara de chá de brócolis entrega, aproximadamente, 110% da recomendação diária de vitamina C, 43% da recomendação diária de vitamina A e apenas 20 calorias!

Cará

Parece inhame, mas não é. O tubérculo é fonte de carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Por isso, pode ser um grande aliado da regulação da pressão arterial.

Cenoura

Muito nutritiva, ela é fonte de sais minerais como ferro, cálcio, manganês e potássio, além de vitaminas A (por isso a fama de fazer bem para os olhos), K, C, E, do complexo B.

Couve-flor

O vegetal crucífero é primo do brócolis. Assim como ele, a couve-flor é referência em vitamina C. Ademais, concentra substâncias antioxidantes, vitamina K e fibras.

Ervilha

Excelente fonte vegetal de proteínas, a ervilha é muito consumida por veganos e vegetarianos. Também é abundante em fibras.

Inhame

O alimento carrega carboidratos e ácidos graxos monoinsaturados (as chamadas gorduras boas), importantes para o equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue. Além disso, tem boas quantidades de vitamina C e vitaminas do complexo B.

Mandioca

Outra importante fonte de carboidratos, a mandioca é consumida de diversas formas ao redor do país. Contém vitaminas C e B1, potássio, fibras, folato e resveratrol.

Mandioquinha

A mandioquinha é excelente em fornecer energia (entrega cerca de 20g de carboidratos complexos), potássio, cálcio, vitamina C e vitaminas do complexo B (niacina e tiamina).

Nabo

Concentra muitas fibras e poucas calorias, o que o torna um ótimo alimento para garantir saciedade. Suas folhas também podem ser consumidas e concentram diversos nutrientes.

Acelga

As folhas crocantes ficam muito boas em saladas. Além disso, elas contêm vitaminas C e A.

Alface

A alface é rica em vitaminas, especialmente C e A. Ainda, é fonte de minerais, como ferro e magnésio.

Chicória (escarola)

Tanto a chicória quanto a escarola são folhas da mesma família, e apresentam um sabor mais amargo. São conhecidas por carregarem muitas fibras e ferro.

Couve

Outra excelente fonte de ferro, a couve é famosa por ajudar no combate à anemia.

Espinafre

A verdura fez parte da infância de muita gente. E a ideia de que ela torna a gente mais forte é, em partes, verdadeira: o espinafre é altamente nutritivo, com minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio.

Mostarda

Tanto a planta, quanto as suas sementes são ótimas para a nossa saúde. Elas contêm grandes quantidades de minerais, bem como de vitaminas.

Repolho

O vegetal é rico, principalmente, em vitamina C. Não apenas, outras vitaminas o compõem e o enriquecem, como a vitamina A e a B6. Ademais, ajuda na redução da retenção de líquidos.

Banana

Trata-se da fruta mais consumida no Brasil. Ela fortalece o coração (pois é um alimento eletrólito), ajuda no trânsito intestinal (por concentrar fibras), pode ser usada antes do treino (já que fornece energia) e melhora o nosso humor (graças ao triptofano).

Laranja

Quando o assunto é a laranja, logo pensamos na vitamina C. Mas o alimento também carrega outros diversos compostos antioxidantes.

Limão

Uma ótima fonte de vitamina C e fibras, contém muitos compostos vegetais, minerais e óleos essenciais.

Mamão

Sabe por que o mamão é considerado um ótimo amigo do intestino? Pois além de carregar fibras, ele possui uma enzima chamada papaína, substância com forte ação digestiva.

Melão

Não importa o tipo em questão, o melão é ótimo para a hidratação (uma vez que 90% dele é água). Não só, é composto por minerais como cálcio, fósforo e ferro e vitaminas A, C e do complexo B.

Morango

Também rico em água, o morango é pouco calórico e tem mais vitamina C do que a própria laranja.

Pêra

É rica em vitaminas do complexo B, fibras e sais minerais essenciais, como o potássio.

Pinhão

Carboidrato que é a cara das festas juninas! Também concentra ácidos graxos essenciais para a saúde, como ômega-6 e ômega-9, que contribuem para a redução do colesterol no sangue e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

Tangerina

Ela é parte das frutas cítricas e é rica em vitaminas, em especial a vitamina C. Ainda, é fonte de vitamina A e betacaroteno.

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