Benefícios corporativos promovem o bem-estar dos colaboradores
Benefícios corporativos (plano de saúde, acesso a academias e vale-alimentação, por exemplo) podem ser ferramentas poderosas para aumentar a satisfação e o bem-estar dos colaboradores. Especialmente quando eles fazem parte de um plano organizacional mais amplo, que inclui também práticas e políticas em prol de um ambiente de trabalho seguro e saudável. É o que explica o psicólogo Alexander Bez. Entenda melhor:
Além do óbvio: benefícios corporativos que priorizam a qualidade de vida
Vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, auxílio home-office e auxílio saúde (assim como odontológico) são os benefícios mais conhecidos atualmente, oferecidos por uma grande parcela das empresas brasileiras.
No entanto, outros serviços vêm ganhando destaque por ofertarem soluções que vão além. Eles priorizam fatores do estilo de vida que podem até não ter uma relação direta com a carreira profissional de alguém, mas acabam impactando positivamente a produtividade e o desempenho de uma pessoa (de acordo com um relatório da Gitnux).
É o caso daqueles que estimulam os colaboradores a cuidarem de si – seja com relação a hábitos como alimentação e exercícios físicos, ou até no que diz respeito à saúde mental. “Essas medidas trazem mais satisfação, justamente por serem decorrentes do reconhecimento e da valorização”, afirma o psicólogo.
Leia também: Entre trabalho e maternidade, ela descobriu na Vitat como conciliar tempo à vida saudável
Bom para o colaborador e para o empregador
Um funcionário de uma consultoria tributária confirma essa ideia. Sobre a sua experiência com o aplicativo Vitat Empresas, ele diz: “estou amando, pois está me ajudando a cuidar mais da saúde física e mental, aumentando minha autoestima, sem contar que me tira da zona de conforto que eu estava”.
A plataforma multibenefícios estimula a adoção de hábitos saudáveis por meio de programas e acompanhamento com especialistas (como nutricionistas, psicólogos e profissionais de Educação Física).
No Vitat empresas, enquanto o colaborador recebe um cuidado personalizado rumo a uma vida mais saudável, o empregador consegue monitorar a saúde do próprio time por meio de ferramentas e métodos validados cientificamente. Dessa forma, é possível promover iniciativas mais eficazes e criar programas que atendam às demandas específicas da equipe – tudo isso dentro do aplicativo, e com o incentivo da gamificação.
“Proporcionar atividades paralelas às tarefas de trabalho é um fator que ajuda a criar entrosamento e bem-estar entre a equipe”, diz o especialista.
Ambiente saudável como principal responsabilidade
Todas as vantagens em oferecer benefícios corporativos são potencializadas quando esses serviços fazem parte de uma estratégia mais ampla, com políticas que visam um ambiente profissional saudável.
“Isso envolve também ter funções bem definidas, mas que todos possam se expressar e sentir parte de um mesmo objetivo. Proporcionar oportunidades de aprimoramento e crescimento profissional é igualmente fundamental para incentivar os funcionários”, complementa Alexander Bez.
Fonte: Alexander Bez, psicólogo especialista em Saúde Mental.
Leia também: Como a Vitat me ajudou a ter calma em momentos difíceis