5 benefícios do chá que você ainda não conhece
Consumidos de Norte a Sul do país de diversas maneiras e em diferentes momentos, o chá entrega diversos benefícios, uma vez que é repleto de propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças e deixam o organismo mais fortalecido.
Leia também: Chá detox para ajudar a emagrecer
Não é novidade que a bebida é uma verdadeira caixinha de primeiros socorros de tantos efeitos terapêuticos que tem. Mas alguns benefícios comprovados cientificamente são verdadeiras surpresas. Portanto, confira:
Benefícios do chá
Ajuda a reduzir câncer no ovário
O estudo foi divulgado no periódico norte-americano American Journal of Clinical Nutrition. Assim, os pesquisadores analisaram as dietas de mais de 170 mil mulheres entre as idades de 25 e 55 anos por mais de três décadas, como parte do Nurses Health Study. Por fim, depois de analisar os questionários dietéticos, eles descobriram que as mulheres que consumiam quantidades maiores de alimentos com flavonóides, um tipo de antioxidante encontrado em chás, eram 31% menos propensas a desenvolver câncer de ovário.
Benefícios do chá: Diminui a pressão sanguínea
Um compilado de 25 estudos diferentes publicados no British Journal of Nutrition descobriu que as pessoas que consumiram chás como verde ou preto diariamente por 12 semanas registraram pressão arterial mais baixa do que as pessoas que não ingeriram a bebida.
Diminui o risco de câncer pancreático
Um estudo publicado na revista americana Cancer Epidemiology analisou a associação entre o chá e o câncer de pâncreas em adultos. Desse modo, os pesquisadores coletaram informações de quase 2 mil pessoas (908 das quais tinham câncer de pâncreas) sobre o tipo de chá que preferiam, com que frequência bebiam, até mesmo a temperatura preferida. Como resultado, descobriram que as mulheres se beneficiavam, especialmente com o chá verde: aquelas que bebiam regularmente tinham um risco 32% menor de desenvolver câncer de pâncreas, em comparação com as mulheres que não costumavam beber.
Benefícios do chá: Combate o estresse
Além disso, um estudo publicado em julho de 2017 no Journal of Physiological Anthropology descobriu que o chá atua diretamente no sistema nervoso. Por isso, para a pesquisa, os especialistas analisaram 18 adultos (metade homens e metade mulheres) realizando uma série de tarefas estressantes. Depois que terminaram, os participantes receberam água morna, chá verde ou chá branco. Como resultado, eles descobriram que ambos os chás foram mais efetivos em diminuir os marcadores de estresse no organismo — melhor do que a água.
Melhora a memória
Por fim, se está precisando ficar alerta e com a memória afiada, beba chá de hortelã. Isso porque pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, analisaram que o consumo da bebida desperta o humor, a cognição e ajuda a melhorar a memória de longo prazo. Ademais, ele melhora o processo digestivo e a sensação de enjoo, além de uma ação analgésica.
Referências: Cassidy A, Huang T, Rice MS, Rimm EB, Tworoger SS. Intake of dietary flavonoids and risk of epithelial ovarian cancer. Am J Clin Nutr. 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25332332/.
Kaitlyn E. Redford, Salomé Rognant, Thomas A. Jepps, Geoffrey W. Abbott. KCNQ5 Potassium Channel Activation Underlies Vasodilation by Tea. nternational Journal of Experimental Cellular Physiology, Biochemistry and Pharmacology. 2021. Disponível em: https://www.cellphysiolbiochem.com/Articles/000337/.
Xiang Ling, Wenjie Wu, Chuandong Fan, Chao Xu, Jianqun Liao1,2, Laurie J. Rich, Ruea-Yea Huang, Elizabeth A. Repasky, Xinjiang Wang1 and Fengzhi Li1. An ABCG2 non-substrate anticancer agent FL118 targets drug-resistant cancer stemlike cells and overcomes treatment resistance of human pancreatic cancer. Journal of Experimental & Clinical Cancer Research. 2018. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1186%2Fs13046-018-0899-8.pdf.