Bebê pode comer biscoito maisena? Descubra

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde
17 de Fevereiro, 2022
Bebê pode comer biscoito maisena? Descubra

Recentemente, a influencer Virgínia Fonseca e o cantor Zé Felipe foram alvos de uma discussão na internet. Isso porque eles postaram um vídeo em que a filha Maria Alice, de 8 meses, aparece comendo um biscoito maisena. O que levantou a dúvida: bebê pode comer biscoito maisena?

Bebê pode comer biscoito maisena?

De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, a introdução alimentar deve começar após os seis meses de idade — antes disso, o recomendado é que o pequeno consuma apenas leite materno. “Para haver o estímulo ao desenvolvimento do paladar, convém evitar os industrializados, pelo menos até os dois anos. Essa introdução deverá ser gradual e com opções mais naturais. Portanto, farináceos empacotados, como biscoitos, bolos e doces, devem ser evitados”, ela explica.

O biscoito maisena é rico em açúcar e traz poucos nutrientes além do carboidrato, que, aliás, é o do tipo considerado simples — ou seja, cai rapidamente na corrente sanguínea após ingerido, e pode causar picos de glicose no sangue. Além disso, por ser um industrializado, ele geralmente contém conservantes e outras substâncias químicas, o que não é bom para as crianças, e nem para os adultos.

Leia também: Método BLW: Como aplicá-lo na introdução alimentar dos bebês

Então, o que dar para o bebê comer?

“Frutas, legumes, cereais, carnes e ovos podem ser oferecidos amassados e em porções menores (evite usar o liquidificador). Não force ou puna a criança caso ela rejeite o ingrediente”, aconselha a especialista.

Isso porque a aceitação pode não acontecer de primeira, e a adaptação a novos gostos e texturas tende a ser gradual. A nutricionista diz que, no início, você pode optar por itens mais pastosos. Mas o ideal é ir trocando por ingredientes mais sólidos com o passar do tempo.

“Evite açucarados, salgados, apimentados e refinados, isto é, os hiperpalatáveis, uma vez que eles possuem sabores muito intensos e costumam dificultar a aprovação de alimentos mais naturais no futuro”. De qualquer forma, o acompanhamento de um nutricionista é sempre o mais indicado.

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva