Como armazenar o leite materno?

O leite materno é considerado o melhor alimento do mundo, pois é completo, capaz de sustentar o bebê até os seis meses de vida sem precisar de nenhum outro suplemento. Dessa forma, para evitar desperdícios, é importante que as mamães saibam como armazenar o leite materno. Confira algumas dicas.

Leia mais: Aleitamento materno: Tudo o que você precisa saber sobre amamentação

Como tirar o leite materno

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite pode ser retirado de forma manual ou mecânica. A ordenha manual é a melhor forma de tirá-lo. Ela pode ser feita sempre que necessário e não necessita de equipamentos especiais. A ordenha feita com a bomba, no entanto, tem alguns complicadores como a disponibilidade do equipamento sempre que necessário, o custo, a necessidade de esterilização e ainda o risco de lesão dos mamilos.  

Passo a passo da ordenha mamária

  • Lave bem as mãos antes de começar, e procure um lugar limpo e longe de animais domésticos.
  • Adote uma posição confortável. Mantenha os ombros relaxados e um pouco inclinados para frente.
  • Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da areola (parte escura da mama) para o corpo.
  • Em seguida, coloque o polegar acima da linha onde acaba a areola.
  • Na sequência, coloque os dedos indicador e médio abaixo da areola.
  • Depois, firme os dedos e empurre para trás, em direção ao corpo.
  • Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite.
  • Despreze os primeiros jatos de leite (0,5 a 1 ml).
  • Mude a posição dos dedos, para esvaziar todas as partes da mama.
  • Abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima.
  • Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da areola.
  • Logo após terminar a coleta, feche bem o frasco.  

Como higienizar o frasco

Antes de tirar o leite do peito, é importante que o frasco a ser utilizado já esteja esterelizado. O recipiente deve ser, prefencialmente, de vidro. Se for de plástico, prefira os “livre de BPA”, uma substância que pode ser prejudicial para o bêbê. Para esterizar o frasco, coloque-o em uma panela, cobrindo-o com água. Em seguida, ferva-o por 15 minutos, contando o tempo a partir do inicio da fervura. Depois, deixe o frasco em cima de um pano limpo até secar. Por fim, feche-o sem tocar com a mão na parte interna.  

Leia mais: Potes para armazenar alimentos: Melhores opções

Como armazenar o leite materno

Seguindo as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, após armazenar o leite materno no frasco higienizado, anote em algum local do objeto a data e hora em que realizou a primeira coleta de leite. Em seguida, feche-o e guarde-o imediatemente no freezer, congelador ou geladeira.

Se o frasco não encher, você pode ir complementando conforme fizer a ordenha. Para isso, coloque o leite recém-ordenhado juntamente com o que já estava congelado, até faltarem dois dedos para encher o frasco. Caso o objeto seja de vidro, não encha-o até a boca, pois ele pode quebrar durante o congelamento.

Por quanto tempo o leite pode ficar armazenado?

Saiba quanto tempo o leite pode ficar armazenado:

  • O leite materno congelado pode ser estocado por um período máximo de 15 dias a partir da data da coleta e deverá ser mantido em temperatura máxima de -3 °C.
  • Leite materno refrigerado pode ser estocado por um período de até 12 horas e deverá ser guardado em temperatura máxima de 5 °C.  

Por fim, depois de descongelado, o leite deve ser mantido na geladeira, em temperatura máxima de 5 °C, por até 12 horas. Para descongelar, coloque o recipiente em banho-maria, com água potável, aquecendo um pouco, mas sem ferver. Ao desligar o fogo, a temperatura da água deve estar em torno dos 40 ºC, ou seja, deve ser possível tocar a água sem se queimar. O frasco deve então permanecer na água aquecida até descongelar completamente o leite. 

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

Sobre o autor

Fernanda Lima
Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde