Pode deixar o bebê chorar até dormir? Entenda

Gravidez e maternidade Saúde
15 de Junho, 2022
Pode deixar o bebê chorar até dormir? Entenda

Quem possui um bebê em casa, provavelmente, já se perguntou se é recomendado deixar o bebê chorar até dormir. Será que essa prática funciona mesmo? O que dizem os especialistas?

Antes de mais nada, é importante entender o motivo pelo qual os  nenéns choram com mais frequência. 

De acordo com a Dra. Laura Naspitz, médica pediatra na Doctoralia, o ato de chorar é a única forma que o bebê tem de se comunicar e mostrar para o adulto que algo não está confortável. 

“Pode ser uma necessidade fisiológica como a fome ou o sono. Até mesmo um pedido de ajuda para mudar de posição ou uma sinalização para o calor, por exemplo. Por isso, o choro acontece algumas vezes ao dia”, informa a especialista. 

Pode deixar o bebê chorar até dormir?

O ato de permitir o bebê chorar até dormir causam polêmicas entre os profissionais de saúde, já que alguns incentivam a prática, enquanto outros não recomendam essa ação.

No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica.

Segundo a Dra. Laura Naspitz, quando o neném passa pelo estresse de chorar e não ser atendido, consequentemente, gera angústia e desamparo. 

“Essas sensações vão deixar marcas importantes que podem afetar o seu desenvolvimento emocional. Nascemos imaturos e precisamos da troca de carinho, dos ensinamentos e da responsividade de nossos cuidadores para formar boas conexões cerebrais e desenvolver nosso máximo potencial neuro, psico e motor”, esclarece a pediatra.

Além disso, essas situações repetidas de estresse tóxico (negligência parental, neste caso) pode estar relacionado com maior incidência de doenças crônicas, ansiedade e depressão na idade adulta.

Quanto tempo posso deixar o bebê chorando?

Muitas mães e pais se perguntam quanto tempo podem deixar o bebê chorando: será que existe um tempo ideal?

“O recomendado seria fazer uma pequena pausa durante o período de resmungo do bebê e aguardar se ele consegue dormir sozinho. Caso não consiga adormecer ou comece a chorar, então deve ser acolhido”, aconselha a médica da Doctoralia. 

Assim, a especialista comenta que é importante lembrar que, por questões de segurança, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os recém-nascidos durmam em um berço no quarto dos pais até os 6 meses. 

“Caso a família opte por colocar o bebê em outro cômodo, quando perceber o choro ou resmungos é necessário levantar e olhar o que está acontecendo para diminuir o risco de sufocamento e morte súbita — caso o bebê tenha se virado acidentalmente, por exemplo”, reforça a pediatra.

Por que o bebê chora tanto no final do dia?

É muito comum perceber que os bebês tendem a chorar mais no final do dia. No entanto, de acordo com a especialista, acontece um desbalanço hormonal no final do dia.

“Nesse momento do dia, os bebês não têm mais cortisol suficiente para se manterem acordados e ativos, porém, ainda não há melatonina suficiente para iniciar o sono”, esclarece a nossa médica consultada. 

A Dra. Laura Naspitz comenta que, popularmente, esse desbalanço é conhecido como ‘hora da bruxa’: “todos nós passamos por este período no dia, porém, os recém-nascidos são mais sensíveis e acabam ficando mais incomodados”, justifica. 

O que fazer durante o choro do bebê?

Infelizmente, apenas a presença, o colo e o carinho não são suficientes para acalmá-lo, de acordo com a pediatra. 

“O que devemos pensar é se há uma necessidade não atendida, como a fome. Portanto, caso o bebê já esteja bem alimentado, devemos checar se não há necessidade de trocar a fralda, se está com frio, com calor, se não está incomodado com alguma roupa apertada ou na posição que se encontra”, aconselha a especialista. 

No entanto, se todas as etapas anteriores estejam adequadas, o recomendado é tentar avaliar se não está na hora do bebê dormir. Além de ajudá-lo a relaxar e fazê-lo conseguir pegar no sono com estratégias, como ninar, dar um banho, usar ruído branco e diminuir os estímulos.

Mas se o bebê mesmo assim seguir chorando, a doutora sugere descobrir se há algum desconforto como a dificuldade em evacuar, gases ou cólicas. “Para saber sobre estes diagnósticos, comente com o seu pediatra em consulta para ele te ajudar”, recomenda.

Melhores práticas para fazer o bebê parar de chorar 

Os bebês menores de 3 meses passam pelo período de exterogestação, um período de transição, onde o bebê segue dando continuidade ao seu processo de desenvolvimento neurológico, respiratório e digestivo e, assim, devagar se adaptando ao ambiente externo após o parto. 

“A teoria é que nascemos tão imaturos, que necessitamos de mais um trimestre para continuar o processo de desenvolvimento e este último trimestre ocorre fora do útero”, comenta a médica da Doctoralia. 

Dessa maneira, existem algumas medidas que simulam o ambiente intrauterino e que podem ajudar a acalmar o bebê. Veja quais são: 

  • Alimentação em livre demanda;
  • Banho morno;
  • Cantar;
  • Ruído branco;
  • Caminhar com movimento de balanço;
  • Colo para sentir a respiração e o aconchego;
  • Charutinho (swaddle), um tipo de saco de dormir para o bebê, que deve ser solto no momento que os adultos também vão dormir.

Técnica dos 5S para acalmar o bebê

A Dra. Laura Naspit informa que existe a técnica dos 5S para acalmar o bebê: “essa técnica foi pensada pelo pediatra americano Harvey Karp, em que cada um dos ‘S’ são palavras em inglês com a função de recriar características básicas do que era a vida do bebê dentro do útero”, diz.

Sendo assim, saiba como funciona: 

  1. Side: colocar o bebê de lado;
  2. Swaddle: fazer o charutinho com cueiro;
  3. Shhh sound: som em tom alto próximo à orelha do bebê;
  4. Swinging: balançar e andar;
  5. Suck: dar algo para sugar.

O que pode ser se o bebê não parar de chorar para dormir?

Segundo a especialista, geralmente, o choro não indica nenhum problema de saúde: “Isso ocorre porque o bebê não consegue relaxar adequadamente e interpreta o sono como desconforto e, por isso, chora na hora de dormir. Também pode ocorrer das sonecas do dia não estarem adequadas”, explica.

Por isso, é importante saber que o bebê que dorme pouco durante o dia pode ter dificuldades para dormir, por conta do cansaço. 

“Bebês após o quarto mês devem ter a rotina do sono e das sonecas ajustadas, já que aqueles que dormem muito durante o dia nesta idade podem chegar a noite sem sono e ter mais dificuldade para dormir, enquanto aqueles que dormem pouco não conseguem relaxar”, exemplifica a pediatra. 

Para finalizar, a médica aconselha que em casos que o bebê siga com choro intenso e sem dormir, mesmo após o ajuste da rotina do sono, o ideal é procurar um pediatra para ser consultado: “podemos pensar se há alguma patologia, como cólicas ou refluxo”. 

Fonte: Dra. Laura Naspitz, médica pediatra na Doctoralia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso