Efeito vulcânico no sono do bebê: o que é, sintomas e como lidar

Gravidez e maternidade Saúde
25 de Abril, 2022
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Efeito vulcânico no sono do bebê: o que é, sintomas e como lidar

Você já ouviu falar em ciclo e/ou efeito vulcânico no sono do bebê? Quanto menos o neném dorme, mais dificuldade terá para adormecer. Isso ocorre devido ao aumento da pressão homeostática do sono, levando ao chamado efeito vulcânico. Ou seja, que origina o ciclo vulcânico. Esse efeito, causado pela falta de sonecas ou por períodos de sono muito curtos ao longo do dia, deixa o bebê totalmente exausto e incapaz de adormecer, apesar de todo cansaço.  

A Dra. Natália C. Paulo de Sousa, pediatra e neonatologista da Apis Pró Baby, explica que o cérebro do bebê ainda está em formação, o que interfere na produção e liberação hormonal. “Assim, quando o sono bate, ao invés de adormecer, o organismo do neném libera cortisol (o hormônio de vigília). O bebê fica então mais tempo acordado e inicia o efeito vulcânico, com irritabilidade e choro – o que leva ao ciclo vulcânico”, afirma.

Mas, além da falta de sonecas ao longo do dia, outros fatores também podem favorecer o efeito vulcânico: estresse diário, mudança de rotina e noite de sono inadequada, com muitos despertares por eventuais doenças ou sintomas, como febre e dor.

Sintomas e como evitar

A pediatra diz que os principais sintomas são causados pela exaustão do bebê, que se caracteriza por choro e irritabilidade extrema. “Ou seja, parece que nada ajuda a cessar o choro, o famoso “nada está bom”. A criança mostra os sinais de cansaço, porém briga com o sono”, completa. 

Contudo, para evitar o ciclo vulcânico no sono da criança, é preciso que ela tenha sonecas de qualidade, ensina a especialista. Natália diz que é preciso reconhecer os sinais de sono da criança para que os pais ajudem o bebê a dormir na hora certa. “Nenhum ser humano nasce sabendo dormir. Pois, os bebês precisam ser ninados, apresentados ao sono através de rotinas do sono.”

Fique de olho nos sinais de sono do bebê:

  • Esfregar os olhos;
  • Bocejar;
  • Mexer muito no rosto ou na orelha;
  • Ficar irritado com facilidade;
  • Deitar a cabeça;
  • Pedir chupeta/dedo/acarinhar a naninha;
  • Por fim, falta de concentração em uma atividade ou brincadeira.

Vale lembrar que um bom tempo de sono durante o dia pode variar, mas, de modo geral, uma soneca restauradora dura pelo menos 50 minutos.

Como sair do efeito vulcânico no sono do bebê

As dicas de Natália para reverter o efeito vulcânico são: preparar um ambiente aconchegante, com menos claridade, sem muito estímulo (como brinquedos, objetos coloridos, luzes) e fresco, música tranquila ou sons estáticos (os chamados ruídos brancos) para reduzir o barulho do ambiente e fazer o embalo da criança no colo ou na cadeira de balanço. Em alguns casos, ela também aconselha um banho de ofurô com ervas como lavanda e/ou camomila, massagem ou uma volta no carrinho ou de carro.

“O mais importante é tentar criar rotina de sono e nos primeiros sinais de sono do bebê iniciar os rituais da rotina e induzir a criança a se acalmar e dormir”, completa.

Leia também: Como organizar a rotina de sono do bebê: Dicas

Fonte: Dra. Dra Natália C. Paulo de Sousa, pediatra e neonatologista da Apis Pró Baby.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

criança com prisão de ventre deitada no sofá com a mão na barriga, sentido dor
Saúde

Prisão de ventre em crianças: sintomas, causas e tratamento

Desconforto abdominal, fezes ressecadas e barriga inchada são alguns dos principais sintomas

casal mais velho apaixonado em um jardim
Saúde

Melhora dos escapes de xixi e mais saúde sexual: benefícios da fisioterapia pélvica na menopausa

A fisioterapia pélvica pode ajudar a aliviar alguns sintomas típicos da menopausa

mãos de mulher colocando leite materno em um recipiente
Gravidez e maternidade Saúde

Como tirar e armazenar o leite materno com segurança?

Seja para estimular a produção, guardar para momentos sem o bebê ou até doar, alguns cuidados são necessários na hora de realizar a extração