O Brasil é a segunda maior força do mundo no Beach tennis, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade. A popularidade do esporte vem aumentando, pois, além de ser uma atividade descontraída, é responsável por unir duas coisas muito queridas: praia e esporte. Saiba mais a seguir!
Beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996 começou a se profissionalizar. A modalidade mistura vôlei de praia (você joga em dupla e marca ponto quando a bola toca o “chão” do adversário), badminton (a rede fica a 1,70 metro) e tênis (a partida se divide em até três sets com seis games cada um).
Segundo a Confederação Brasileira de Tênis, a modalidade chegou ao Brasil em 2008 no Rio de Janeiro e começou a se popularizar, especialmente em cidades litorâneas. Após se profissionalizar, o esporte já é praticado por 500 mil pessoas em todo mundo, segundo o IFT – Instituto Federal de Tênis.
O beach tennis é um esporte perfeito para o verão e que, além de divertido, pode queimar até 500 calorias por hora. É uma atividade intensa que pode ser praticada na praia ou em quadras de areia e provoca um gasto calórico numeroso, por isso, é excelente para quem deseja emagrecer. É ainda indicado para todas as idades.
Leia mais: Melhores exercícios para fazer na praia durante o verão
O tênis de praia exige agilidade e movimentos rápidos. Por isso, provoca um alto gasto calórico ( cerca de 500 calorias por hora), o que é benéfico para quem deseja emagrecer. Ou seja, ele facilita a queima de gordura corporal. O frescobol é outro esporte perfeito para ser praticado na praia e que também ajuda na perda de peso.
Por ser praticado na areia, a versão alternativa do jogo de tênis promove a maior tonificação muscular. Assim, não é um esporte recomendado para o ganho de massa muscular (hipertrofia). Assim, a areia intensifica o trabalho muscular do bumbum, dos braços e do abdômen.
Leia também: Treino com eletroestimulação: Entenda como funciona
A saúde do cérebro também pode se beneficiar da prática do beach tennis, pois considerando a rapidez com que as jogadas acontecem, é preciso se manter em constante estado de alerta e atenção ao longo da partida. Por isso, é possível dizer que a prática do tênis de areia estimule o foco, a concentração e a atenção.
Leia mais: Como a ansiedade afeta o foco e a concentração
Antes de praticar o beach tennis, procure a ajuda de um profissional do esporte, como um personal trainer, para evitar possíveis lesões.
Assim como no tênis, no Beach Tennis o nosso principal instrumento de trabalho é a raquete. Mas ao experimentar este esporte pela primeira vez, podem surgir diversas dúvidas.
Em primeiro lugar, o mais importante na escolha da raquete é levar em conta fatores como o peso e comprimento. Isso porque uma raquete muito longa e pesada serve para jogar no fundo da quadra. Já as raquetes leves e curtas são ideais para quem joga perto da rede, pois fornece excelente manobrabilidade e controle sobre a bola.
Leia também: 5 esportes das Olimpíadas para você experimentar (e seus benefícios)
Escolher o material certo da raquete de Beach Tennis também é essencial, pois afeta características do objeto, como o peso, rigidez e flexibilidade.Dessa forma, opte por uma raquete que tenha espuma endurecida por dentro, para facilitar a elasticidade da raquete.
