Melhores exercícios para fazer na praia durante o verão

4 de janeiro, 2021

Quando falamos em férias durante o verão, o primeiro pensamento é viajar e aproveitar a praia. Mas, muitas pessoas acabam deixando de se exercitar para priorizar o descanso.

No entanto, se você deseja se manter em forma, é importante não abandonar a prática de atividade física neste período. 

Há diversos exercícios que podem ser feitos na praia e, o que você talvez não saiba, é que treinar na areia pode queimar mais calorias e melhorar a definição dos músculos. Isso porque quando pisamos na areia, nossos pés afundam e os nossos músculos se esforçam mais para equilibrar o corpo.

Pensando nisso, veja quais são os melhores exercícios para praticar na praia: 

Polichinelo na praia

  1. Inicie em pé, com as pernas uma ao lado da outra e os braços junto ao corpo.
  2. Em seguida, dê um salto curto e afaste os pés lateralmente. 
  3. Ao mesmo tempo, eleve os braços e bata as palmas das mãos acima da cabeça.
  4.  Faça 30 repetições e volte à posição inicial.

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Burpee

  1. Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros, o peso nos calcanhares e os braços ao lado do corpo;
  2. Empurre os quadris para trás, dobre os joelhos e abaixe o corpo em um agachamento. Coloque as mãos no chão, em frente aos pés;
  3. Logo após, pule os pés de volta para pousar suavemente nas pontas dos pés em uma posição de prancha;
  4. Realize uma flexão de braço até encostar o peito no chão. Em seguida, flexione o quadril na posição do agachamento;
  5. Execute um salto. Levante os braços acima da cabeça e salte no ar. 
  6. Abaixe de volta em um agachamento para a próxima repetição;
  7. Realize 15 repetições.

Abdominal infra

  1. Deitado com as costas no chão, coloque as mãos abaixo do quadril e tire os pés do solo;
  2. Em seguida, eleve as pernas para cima, sem flexioná-las;
  3. Retorne à posição inicial controlando o movimento, sem tocar os pés no chão;
  4. Faça 15 repetições.

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Agachamento na areia da praia

  1. Deixe os pés afastados na linha dos ombros;
  2. A postura precisa estar ereta e você deve olhar sempre para frente;
  3. Faça um agachamento na amplitude máxima do movimento (como se você se sentar em uma cadeira), mas sem tirar os calcanhares do chão e mantendo o abdômen contraído;
  4. Jamais deixe o seu joelho ultrapassar a linha das pontas dos pés;
  5. Volte à posição inicial, expirando o ar ao realizar esse movimento;
  6. Termine com 15 repetições.
praia

Afundo lateral

  1. Fique em pé com os pés na largura dos ombros e os dedos apontados para a frente;
  2. Em seguida, dê um grande passo para a direita, afundando os quadris para trás e dobrando o joelho direito para ficar alinhado diretamente com o pé direito.;
  3. Mantenha a perna esquerda reta, como se estivesse alongando a mesma, com os dois pés apontados para a frente;
  4. Volte à posição inicial;
  5. Faça de 10 a 15 repetições e, depois, repita do outro lado.

Flexão de braço

  1. Deite-se no chão com as mãos apoiadas na areia e os braços ligeiramente retos além da largura dos ombros.
  2. Com a coluna reta, contraia o abdômen.
  3. Em seguida, flexione os braços em 90 graus, descendo o tronco sem curvar a coluna. Volte à posição inicial e repita.

Corrida na praia

A corrida pode trazer diversos benefícios para a saúde, especialmente quando feitas na praia. Portanto, busque realizar a atividade durante 30 a 60 minutos.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.