10 tipos de exercícios que ajudam a emagrecer

Bem-estar Movimento
28 de Agosto, 2019
10 tipos de exercícios que ajudam a emagrecer

Você é daqueles que dizem que não gostam de exercícios físicos, mas está lutando para emagrecer? Às vezes, você só não encontrou a atividade ideal.

Para ajudar você nessa busca, listamos 10 categorias excelentes para quem deseja potencializar o emagrecimento, melhorar o condicionamento físico e qualidade de vida.

Lembre-se que exercícios devem ser atividades prazerosas. Portanto, não adianta escolher uma modalidade que você detesta só porque você viu que ela emagrece mais. Afinal, as chances de você desistir por causa disso são muito maiores.

Leia também: 5 dicas para queimar mais calorias

Corrida

Você sabia que com uma hora de corrida é possível queimar até 900 calorias? E tem mais: esse exercício irá melhorar muito seu condicionamento físico. No entanto, é preciso ter alguns cuidados.

Certifique-se de que você está usando o tênis correto e de que sua coluna está ereta durante a execução do exercício. É importante, também, ter cuidado com os impactos no joelho.

Bicicleta

Para quem precisa ter um cuidado maior com as articulações, a bicicleta é a escolha perfeita. Além disso, você pode regulá-la para uma marcha mais pesada e trabalhar toda a musculatura dos membros inferiores. Isso inclui coxas, panturrilhas e até mesmo os glúteos. Em uma horinha de bike é possível gastar até 700 calorias.

Tênis

Talvez você não saiba, mas tênis é uma modalidade completa. Você trabalha todos os músculos do corpo e, acredita, cansa muito mais do que parece. Uma hora de partida é o suficiente para dar adeus à 800 calorias.

Futebol

A paixão nacional não podia faltar. Já viu as coxas dos jogadores de futebol? Pois é. Um ótimo motivo para começar a bater uma bolinha hoje mesmo. Se você ainda não se convenceu, aqui vai um dado: 60 minutos de futebol = 780 calorias eliminadas.

Boxe

Um treino de boxe pode gastar 660 calorias. Além de trabalhar todos os músculos do corpo – e não só a parte superior. Lutadores dessa modalidade precisam ter o que é conhecido como “jogo de pernas”. Portanto, além de ter pernas muito bem trabalhadas, eles precisam de uma coordenação motora exemplar.

Musculação

Você não precisa ir a uma academia: experimente usar pesinhos em casa ou fazer exercícios com o próprio peso do corpo se você não é fã do ambiente. Para cada hora de treino são 500 calorias perdidas, e a musculação faz com que você continue queimando muitas calorias durante o dia todo, já que seu corpo precisa regenerar os músculos.

Leia também: Musculação: O que é, benefícios e principais tipos

Natação

Assim como a bike, é uma excelente alternativa para quem está querendo poupar os joelhos. É uma modalidade completa, que trabalha todos os músculos do corpo, praticamente, por igual. Faça um aquecimento e se jogue na piscina, pois uma horinha consegue destruir cerca de 600 calorias.

Remo

Sim, sabemos que não é lá o esporte mais comum do mundo. Também sabemos que é bem provável que você não tenha uma canoa em casa. Muito menos um lago em seu quintal. No entanto, além de muitas academias terem o aparelho simulador de remada, pode ser uma ótima opção para quando você estiver de férias ou ir à praia. 60 minutinhos gastam 600 calorias, além de trabalhar muito os músculos superiores.

Basquete

Não é dos esportes mais praticados no Brasil, mas tem crescido muito nos últimos anos. Se você acha que não vai funcionar, dá uma olhadinha no físico dos craques da NBA.

Por ser um esporte repleto de saltos e corridas, você irá exercitar muito todos os membros inferiores. E, claro, os membros superiores também. Afinal, você não pode se esquecer de quicar a bola no chão e arremessar. Chame os amigos, corra para a quadra e, em uma horinha, você terá dado tchau para 500 calorias.

Vôlei

Esse aqui só perde para o futebol no quesito “paixão nacional”. Acha que vôlei não emagrece porque não é preciso se movimentar muito? Errou feio. Assim como o basquete, é um esporte que exige muitos saltos e, consequentemente, das nossas pernas, glúteos e, inclusive, abdômen – além de queimar 420 calorias em uma hora de partida.

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.